Respostas
Resposta:
Você acorda, se levanta e se apronta para ir trabalhar. Ao lavar o rosto e encarar aquele reflexo no espelho, quem você vê? Uma pessoa melhor do que antes? Alguém que está em busca de crescimento? Você conhece bem a pessoa que te encara todas as manhãs no espelho? Você conhece o potencial dessa pessoa? Sabe quais são os limites que ela tem? Quais os sentimentos que você tem por esta pessoa tão importante?
Autoconhecimento vai muito além de se reconhecer como indivíduo. O autoconhecimento é essencial para que possamos viver com mais alegria e satisfação. A importância de conhecer a ti mesmo está bem explícita na história de Delfos.
Segundo a mitologia grega, Delfos era um oráculo bastante procurado por pessoas que buscavam conselhos para tomar as melhores decisões. Todos aqueles que entravam no oráculo, liam os dizeres “Conhece-te a ti mesmo”. Se conhecer era o primeiro passo até na hora de obter conselhos. Quando não nos conhecemos, não conseguimos distinguir o que é bom e o que não é para o nosso ser.
Não conhecer aquela pessoa refletida no espelho nos impede de planejar nossas metas, realizar nossos sonhos e acima de tudo, nos impede de viver e desenvolver nossas habilidades e competências. Afinal, não sabemos o que aquela pessoa é capaz de fazer, não é mesmo?
Costumo dizer aos meus coachees que “quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”. A cura vem através de um processo de descoberta do que precisa ser melhorado dentro de você. A potencialização acontece quando você finalmente se reconhece como alguém cheio de talentos e habilidades que podem (e devem!) ser colocados em prática.