(UFF RJ/2010)
Segundo o cientista social Celso Uemori, “A noção de ‘luta pela existência’ de Charles Darwin foi apropriada por diversas tendências intelectuais e serviu a vários propósitos políticos. Ela deu suporte para aqueles que queriam legitimar o capitalismo e fazer apologia do individualismo, do mercado, do fim dos monopólios e da competição. Ensejou concepções conservadoras como a prática da eugenia, a justificação do elitismo, da conquista e da colonização dos europeus sobre as populações asiáticas e africanas e o racismo”.
UEMORI, Celso. Darwin por Manoel Bomfim In: Revista Brasileira História, vol. 28, no 56, São Paulo, 2008.
Assinale a opção que melhor sintetiza a proposta de Charles Darwin.
A
Coletivismo e o fim da propriedade privada são expressões legítimas da seleção natural das espécies e demonstram a validade da teoria hereditária das raças humanas.
B
Cada espécie tem uma trajetória de evolução, independente das condições da natureza, porque a ação determinante sobre o desenvolvimento é cultural.
C
A seleção natural é uma derivação complexa do criacionismo que combina ambiente, sociedade e relações sociais, admitindo que há dois caminhos para a evolução.
D
A inteligência é sempre hereditária, independente das condições socioeconômicas dos indivíduos e vincula-se aos arquétipos e ao ambiente cultural.
E
A cada geração, a seleção natural da espécie favorece a permanência de características adaptadas e constantemente aprimoradas em relação ao ambiente.
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
Charles Darwin foi um naturalista pesquisador que elaborou a teoria da origem das espécies. Desta forma observando grupos de animais notou presença de características semelhantes em diversos organismos de uma população, porém com expressões diferentes. E concluiu que o meio que culmina a seleção dos melhores adaptados. Em sua principal obra, Darwin propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural. De acordo com essa teoria, os seres vivos, a todo tempo, estariam lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio seria responsável por selecionar aquele mais apto a sobreviver nele. Assim, o indivíduo que sobrevivesse e reproduzisse-se passaria suas características aos seus descendentes, e, com o tempo, as características vantajosas permaneceriam.