Respostas
Resposta:
Os tempos verbais são as flexões do verbo em relação a quando o fato ocorre. Desta forma, existem três tempos verbais principais: passado, presente e futuro.
O tempo verbal predominante de um texto é o tempo verbal que foi mais frequente. O texto usava mais verbos no passado, no presente ou no futuro? Apesar de um texto poder incluir todos os tempos verbais em seu escrito, sempre existirá um que predomina, isto é, que aparece mais vezes.
O passado pode ser dividido em:
Pretérito perfeito: se refere ao que aconteceu antes do momento em que se fala.
Pretérito imperfeito: designa algo do passado que ainda não foi concluído, que continua aconteceu ou que simplesmente é um hábito.
Pretérito mais-que-perfeito: utilizado sempre que queremos nos referir a algo que aconteceu antes de outra coisa no passado
Resposta: letra c) pretérito perfeito do indicativo
Epxplicação:
Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) indicam quando ocorre a ação, estado ou fenômeno expressado pelo verbo, em suma:
Presente - não só indica o momento atual, mas ações regulares ou situações permanentes. Exemplos:
Tomo medicamentos.
Estou aqui!
Lá, neva muito.
Pretérito - indica momentos anteriores, decorridos ou acabados. Exemplos:
Eles fizeram mesmo isso?
Eu não acreditava no que meus olhos viam.
Trovejou a noite toda!
Futuro - indica acontecimentos que se realizarão. Exemplos:
Dormirei o dia todo se for preciso.
Ficarei aqui!
Ventará durante o dia.
Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) se unem aos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) para indicar a forma como ocorrem as ações, estados ou fenômenos expressados pelo verbo.
espero ter ajudado em algo <