Respostas
Resposta:
A cultura helenística também conhecida por helenismo foi um período cultural e histórico no qual os elementos da cultura grega (helênica) foram difundidos pelo mundo, sendo agregados por componentes da cultura ocidental, europeia, asiática e oriental.
✨bons estudos✨
Resposta:
Cultura helenística, ou Helenismo, é o resultado da fusão entre a cultura grega e as culturas orientais das regiões que foram conquistadas por Alexandre, o Grande, que constituem o chamado Império Macedônico.
A difusão dessa cultura é chamada de Helenização. Tanto helenização quanto helenismo são termos criados pelo historiador alemão Johann Gustav Droysen, um grande especialista na cultura clássica nascido no século XIX.
Explicação:
Surgimento do helenismo
A cultura grega foi fortemente difundida dentro de todas as regiões que fizeram parte do império de Alexandre, estando inseridas suas características em cada uma delas, ao mesmo tempo em que assimilava e absorvia os valores das culturas conquistadas. Esse processo de intercâmbio cultural deu origem ao Helenismo.
A troca cultural promoveu um grande florescimento do conhecimento em várias áreas. Cidades como Alexandria (no Egito), Pérgamo e Antióquia (na Turquia atual), tornaram-se grandes centros culturais, onde os saberes científicos, filosóficos, religiosos e literários adquiriram imenso valor.Na Astronomia, destacaram-se Aristarco e Hiparco, que tentaram medir o diâmetro da Terra e as distâncias entre o nosso planeta, o Sol e a Lua. Foi Aristarco de Samos o primeiro a sugerir que a terra e os planetas giravam em torno do Sol (conhecido posteriormente como Sistema Heliocêntrico) ideia que não foi aceita na época.
A Matemática evoluiu com Euclides e Arquimedes, que elaboraram grandes estudos na Geometria e na Física Mecânica. Destaque também para Políbio na História e Theocritus na Literatura. A arte do período caracterizou-se por ser mais realista, exprimindo o pessimismo, negativismo e relativismo.