• Matéria: Português
  • Autor: mariajuliafontineles
  • Perguntado 5 anos atrás

Alguem poderia me ajudar com um resumo do capitulo1,2,3 do livro ''Amor de Captu''?

Respostas

respondido por: pietrarodrigues2294
2

Não consegui encontrar o resumo de cada capítulo então vou colocar de tudo:

O livro “Amor de Capitu” é uma recriação literária lançado pela Editora Ática em 1998. O livro apresenta 296 páginas e foi escrito por Fernando Tavares Sabino (1923-2004), famoso escritor e jornalista brasileiro, nascido em Belo Horizonte, Minas Gerias e ganhador de vários prêmios entre eles o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra. Fernando Sabino escreveu crônicas, contos e romances.

No livro “Amor de Capitu”, Fernando Sabino faz uma releitura fiel da obra clássica “Dom Casmurro” de Machado de Assis, narrando -a na 3ª pessoa. Dessa maneira, Fernando elimina o olhar do personagem-narrador Bento Santiago sobre a história.

A história da narrativa de “Amor de Capitu” se passa no Rio de Janeiro, na segunda metade do século XIX. Tudo começa na casa da Rua de Mata-Cavalos, no ano de 1857. Bento Santiago e Capitolina desde pequenos sempre foram muito amigos. Porém, quando adolescentes esse sentimento de afeto se torna maior. Com 14 anos, Bentinho, como é chamado o personagem Bento, é mandado, mesmo contra sua vontade, para o seminário devido a uma promessa que sua mãe fez quando ele nascera.

No seminário, Bentinho conhece Escobar, menino calado e inteligente, que logo se torna amigo íntimo seu e de sua família. Eles deixam o seminário. Bentinho casa-se com Capitu (Capitolina) e Escobar com Sancha. Os dois casais passam a manter fortes laços de amizade. Sancha e Escobar têm uma filha e colocam o nome dela de Capitolina, em homenagem à Capitu. Mais tarde, Capitu e Bentinho têm um filho e colocam o nome de Ezequiel, primeiro nome de Escobar.

O tempo vai passando e Bento passa a perceber as semelhanças físicas e psicológicas entre seu filho e Escobar, mas não as comenta com ninguém. Uma noite, os casais planejam uma viagem à Europa. Mas Escobar morre afogado no mar. No velório, Bentinho se sentiu bastante enciumado, pois Capitu olhou para o cadáver com olhar de apaixonada e chegou a chorar. As desconfianças de Bentinho crescem. Ele faz uma viagem com a família à Europa e lá deixa Capitu e Ezequiel. Ele volta para o Brasil e passa a viver sozinho.

Capitu morre na Suíça, e Ezequiel, agora um arqueólogo, volta para o Brasil e mora um tempo com seu pai, que mais tarde lhe paga uma viagem para Grécia. Onze meses depois, Ezequiel morre de febre Tifóide, nas imediações de Jerusalém. Agora, sozinho, Bento pensa em escrever um livro contando suas memórias.

Perguntas similares