• Matéria: Matemática
  • Autor: marianakarlapl
  • Perguntado 5 anos atrás

1. Responda as questões abaixo, de forma sucinta, a respeito da Covid (transmitida pelo vírus Sars-Cov2):
a) Como e onde surgiu?

Respostas

respondido por: ed7972461
1

Resposta:

Explicação passQual a diferença entre os testes para Covid-19?

O Ministério da Saúde divulgou a intenção de comprar milhões de testes para detectar a Covid-19: a PCR e o teste rápido. Saiba como funcionam e o que pesquisam.

Teste molecular (RT-PCR)

É o exame de escolha para o diagnóstico do novo coronavírus, na medida em que identifica material genético do agente infeccioso já nos primeiros dias de sintomas, feito por aqui desde fevereiro. Em geral, fica pronto a partir de 24 horas, mas, em vista do crescimento da demanda, os resultados estão saindo com prazo maior em todo o sistema de saúde. Hoje, devido à pouca disponibilidade desse recurso, que afeta também outros países, apenas pacientes em estado grave vêm sendo testados. Contudo, o Ministério da Saúde anunciou a iminente chegada de quase 15 milhões de testes moleculares. Para a análise, o exame usa amostra de secreção nasal e da garganta, colhida por uma haste flexível com pontas de algodão chamada de swab, ou, dependendo do caso, amostra de secreções pulmonares.

Teste rápido para detecção de anticorpos

Já desembarcou no Brasil uma parte dos 10 milhões de testes rápidos que o Ministério da Saúde prometeu adquirir, os mesmos que vêm sendo usados na Europa e têm seu resultado liberado em 15 a 30 minutos. Ao contrário do RT-PCR, essa ferramenta diagnóstica pesquisa, em uma gota de sangue, os anticorpos que o organismo produz para combater o vírus, o que só começa a ocorrer depois de uma semana do início dos sintomas. Se a triagem for realizada no começo da infecção, o resultado será falso-negativo, razão pela qual o teste precisa ser muito bem indicado e interpretado.  

No atual momento da pandemia, o exame ficará reservado aos profissionais de saúde e agentes de segurança, que estão na linha de frente do atendimento da sociedade nos serviços essenciais. Ao ser testado no momento certo, a partir do sétimo dia de sintoma, o profissional afastado com suspeita de Covid-19 poderá ser tratado, se positivo, ou voltar ao trabalho com segurança, se negativo. De acordo com o Ministério da Saúde, quando aplicado massivamente na população geral, o teste rápido será muito importante para detectar as pessoas que já estão imunes e os portadores assintomáticos do vírus, que podem transmiti-lo involuntariamente, assim como para estudos de frequência da infecção.

passo a passo:

novo coronavírus, apesar de ser aproximadamente 250 vezes menor que um grão de areia, conseguiu perturbar o modo de vida de todo o planeta. No passado, outros tipos de vírus também surgiram e causaram surtos mundiais semelhantes ao da covid-19. Por exemplo, um tipo de vírus da gripe matou mais de 50 milhões de pessoas entre 1918 e 1920 — a famosa Gripe Espanhola.Quando um novo vírus passa a infectar humanos e vem dos animais, ele é chamado de zoonótico. Zoo é animal em grego antigo. Uma doença causada por esse tipo de vírus é chamada de zoonose. Outros tipos de zoonoses são a Raiva, a Dengue e a Leishmaniose.

O controle de zoonoses é muito importante! Então, quando um agente de controle das zoonoses bater em sua porta, dê todas as informações que ele precisa.

O que se sabe até o momento é que o novo coronavírus é muito parecido com outros vírus encontrados em morcegos, o que pode indicar que talvez exista um parentesco entre eles. Essa análise é feita por meio de técnicas de sequenciamento genético, uma técnica que desvenda o que está escrito no manual do vírus.

Perguntas similares