7) Fale sobre Deodoro da Fonseca.
.
ب
8) Por que ele no início era contra a proclamação da república?
Respostas
Resposta:
7) Fale sobre Deodoro da Fonseca.
- Manuel Deodoro da Fonseca nasceu no dia 05 de agosto de 1827, na Vila Madalena de Samaúna (AL). Era filho de Manuel Mendes da Fonseca (1785-1859) e Rosa Maria Paulina da Fonseca (1802-1873).
- O pai era militar e influenciou todos os filhos, que seguiram a carreira militar e política. Sem surpresa, aos 16 anos Deodoro da Fonseca, ingressou no Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde cursou Artilharia até 1847. Mais tarde, entrou para a política.
- Participou da Revolução Praieira, Guerra do Paraguai e o Cerco de Montevidéu, sendo líder do movimento antiescravista do Exército. Em 1860, aos 33 anos, casou-se com Mariana Cecília de Sousa Meireles, entretanto, nunca tiveram filhos.
- Além de militar, seguiu a carreira política sendo presidente da província do Rio Grande do Sul.
- Morreu em 23 de agosto de 1892, no município de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, vítima de problemas respiratórios.
8) Por que ele no início era contra a proclamação da república?
- A Proclamação da República foi um acontecimento resultado da insatisfação, sobretudo, dos militares com a monarquia. Eles estavam insatisfeitos por múltiplos fatores, sobretudo porque se consideravam injustiçados pela forma que eram tratados pelo regime monárquico. Da década de 1870 em diante, articulou-se um movimento republicano que, com apoio dos cafeicultores paulistas, conseguiu derrubar a monarquia.
- O grande envolvimento dos militares no movimento fez com que eles se tornassem protagonistas nos primeiros anos da república brasileira, e, por isso, Deodoro da Fonseca foi nomeado para presidir o governo provisório. Seu governo, porém, não ficou ausente de problemas e contestações, frutos de um regime (republicano) implantado na base do improviso.