• Matéria: Pedagogia
  • Autor: meirinhaarapua13
  • Perguntado 5 anos atrás

Simone é professora da rede pública do seu município. Atua no 3º ano do Ensino Fundamental I e tem enfrentado bastante dificuldade com o aluno Miguel, pois nas aulas de Língua Portuguesa, não consegue acompanhar os colegas, não quer realizar as atividades, fica agitado, não gosta de ler quando é solicitado, comprometendo seu aproveitamento acadêmico. Em contrapartida, é um aluno participativo nas aulas de Matemática, responde as atividades com rapidez, adora resolver desafios matemáticos, não apresenta qualquer dificuldade nas habilidades específicas da Matemática. A professora Simone encaminhou o aluno para outros profissionais, psicólogo, psicopedagogo e neuropediatra para uma avaliação. Foi constatado que Miguel não tem comprometimento neuropsicológico. A psicopedagoga, sugeriu a diversificação de atividades em sala de aula. A partir da situação apresentada, analise as afirmativas a seguir e considere (V) para verdadeiro e (F) para Falso.

I. Com base na avaliação psicológica e psicopedagógica, Miguel apresenta um Transtorno Específico da Língua Portuguesa, denominado de Disgrafia. Este Transtorno caracteriza-se, especialmente, pelo que comumente chamamos de letra feia.
II. Não é incomum dificuldades como as apresentadas por Miguel, ou seja, é ótimo em uma área de conhecimento, como a Matemática, mas apresenta dificuldades em outras áreas. É importante que os profissionais compreendam que cada sujeito possui suas particularidades e, portanto, aprendem de formas diferentes.
III. A partir da situação apresentada, pode-se inferir que a conduta da professora Simone em encaminhar Miguel para uma avaliação é considerada incorreta, isso porque, alunos como Miguel não aprendem porque são bagunceiros e apresentam um comportamento inadequado na aquisição dos requisitos necessários para a aprendizagem.
IV. A professora Simone deve experimentar diferentes estratégias pedagógicas com Miguel. Para isso, é importante conhecer as áreas de interesse do aluno e propor atividades diferenciadas, por exemplo, a utilização de desafios voltados para a Língua Portuguesa, já que Miguel mostra-se interessado nas atividades que envolvem desafios matemáticos.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente.

Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, F.

Alternativa 2:
F, V, F, V.

Alternativa 3:
F, V, V, F.

Alternativa 4:
V, F, V, F.

Alternativa 5:
F, F, V, V.

Respostas

respondido por: jackelinenaser
56

Resposta:

FVFV

Explicação:

OK?


jeffersonlimasoares: Concordo demais
respondido por: Danas
36

O julgamento correto das assertivas sobre a condição neuropsicológica de Miguel e a sugestão da psicopedagoga, é:

F, V, F e V.

O Miguel parece sofrer de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e não de disgrafia, isso porque não há sinal de que ele sofre de algum problema para escrever, ele simplesmente não consegue se concentrar na aula de português.

A professora Simone fez mais do que certo em encaminhar o Miguel para uma consulta com uma psicopedagoga, ela pôde diagnosticar o Miguel e certamente será melhor para ele entender a sua própria condição.

Atualmente muitas pessoas estão sofrendo com problemas como o TDAH, ansiedade, depressão e estão sendo dados mais diagnósticos de autismo, isso é um reflexo de mudanças na sociedade, e não de surgimento de novos casos.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/17341894

Anexos:
Perguntas similares