É possível transformar um objeto metálico num ímã temporário após o metal ter conduzido corrente elétrica por um longo tempo? O metal mantém a propriedade magnética mesmo após o fluxo de corrente elétrica ter acabado? Ou os ímãs temporários são formados apenas pelo atrito com ímãs permanentes?
Respostas
Então, a corrente elétrica em si produz um campo magnético (procure pelo experimento de Oersted). Os ímãs também possui um campo magnético. O que faz um condutor se tornar um ímã temporário é o fato que esses campos magnéticos influenciam na ordem em que os elétrons estão se movimentando.
Por exemplo, se eu tenho um condutor e o coloco próximo a um campo magnético (independente se é gerado por um ímã ou uma corrente), se eu percebo que ele se torna um ímã, então significa dizer que o campo magnético fez com que os elétrons desse condutor todos girassem no mesmo sentido.
Agora se eu tiro esse condutor de perto desse campo magnético e vejo que ele continua apresentando as propriedades magnéticas, então ele apresentará essa característica por determinado tempo, e certamente é classificado como um material ferromagnético.