Do outro lado do mundo, no Oceano Índico, está a cordilheira dos Himalaias. Os Himalaias, que iniciaram a sua formação há cerca de 52 milhões de anos, resultam da colisão da placa Indiana com a Euro-Asiática, colisão essa que permitiu a deformação intensa do material. Refere que tipo de limite existe nessa região, e porque se formaram os Himalaias. *
Respostas
Resposta:
O tipo de limite do Himalaias é Limites convergentes
Quando as placas de densidades semelhantes colidem, o processo é complexo, envolvendo intensas deformações compressivas e fenômenos associados, com dobramento, falha reverso, cavalgamento de lascas de uma placa sobre a outra e, com isso, acentuado espessamento crustal. Um exemplo desse processo é a formação dos Himalaia.
---------------------------------------------------------------
Os Himalaias surgiu da colisão do continente indo-australiano com as placas tectônicas asiáticas, após a Índia se projetar para o norte e atingir a Ásia. Desta forma o continente indo-australiano foi pressionado para baixo do continente asiático. Dessa colisão se ergueram a cadeia de montanhas do Himalaia.
-----------------------------------------------------------
A placa indiana continua em movimento. Estima-se que ela se movimenta numa proporção de 67 milímetros por ano, este movimento é responsável pela elevação anual de cerca de 5 milímetros do Himalaia, o que o torna geologicamente ativo.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!