1. (Cesgranrio 97) "...o Estado foi incapaz de controlar a resistência da população excluída e de atender às demandas localizadas, que eclodiram em uma frente de conflitos expressa em movimentos sociais de base territorial."
FONTE: "Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo." B. Becker e C. Egler. Ed. Bertrand-Brasil. p. 217
Dentre esses 'movimentos sociais de base territorial', o "Movimento dos Sem-Terra" é um dos mais importantes nos dias de hoje, sendo a sua atuação baseada na defesa de ampla reforma agrária, o que envolve a adoção das medidas a seguir, COM EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
a) Acesso a mercados consumidores sem a excessiva intermediação dos atravessadores.
b) Implantação de fazendas de administração estatal de acordo com o modelo dos sovkhozes.
c) Difusão de cultivos ecológica e economicamente sustentáveis entre os pequenos produtores.
d) Estabelecimento de políticas de crédito rural compatíveis com os riscos das atividades agropecuárias.
e) Estruturação de redes de armazéns e silos como proteção para as flutuações sazonais dos preços agrícolas.
Respostas
Resposta: b
Explicação: Eu fiz e acertei
A resposta é letra b. Não faz parte das reivindicações do MST a implantação de fazendas estatais no modelo soviético (sovkhozes). O movimento é uma organização dos trabalhadores sem terra que busca a reforma agrária como forma de solução da questão da terra.
Movimento dos Sem-Terra
O movimento considera como sem-terra os boias-frias (que são contratados por tarefa), trabalhadores que trabalham nas terras de terceiros, que pagam em espécie ou com a produção pelo uso da terra, e filhos de proprietários de terra sem condição de dividir a terra entre os filhos.
Os motivos para os conflitos e para o surgimento do MST são a concentração de terras e a ausência de uma reforma agrária. Os principais objetivos do MST são a reforma agrária, a produção de alimentos ecológicos e melhoria das condições de vida e de trabalho no campo.
Leia sobre Reforma Agrária: https://brainly.com.br/tarefa/8906859
#SPJ2