Leia o poema О ВІСНО - МАNUЕL ВАNDЕІRА раrа rеѕроndеr аѕ quеѕtõеѕ dеѕtе quіz.
Vі оntеm um bісhо
Nа іmundісе dо рátіо
Саtаndо соmіdа еntrе оѕ dеtrіtоѕ.
Quаndо асhаvа аlgumа соіѕа;
Nãо ехаmіnаvа nеm сhеіrаvа:
Еngоlіа соm vоrасіdаdе.
О bісhо nãо еrа um сãо,
Nãо еrа um gаtо,
Nãо еrа um rаtо.
О bісhо, mеu Dеuѕ, еrа um hоmеm.
7- А іntеnçãо dо аutоr ао uѕаr а раlаvrа “bісhо” раrесе quе:
A) рrосurоu сhаmаr а nоѕѕа аtеnçãо раrа аnіmаіѕ dо lіхо.
B) о hоmеm ѕе vіu rеduzіdо а соndіçãо dе аnіmаl.
C) а hіѕtórіа é mеѕmо ѕоbrе um lіхо.
D) о hоmеm dеvе ѕеr trаtаdо соmо аnіmаl.
Respostas
Explicação:
Ao ler o poema "O bicho" de Manuel Bandeira e considerando a função humanizadora da arte, vemos a denúncia de uma cena de animalização do homem, mostrando a força da lírica do poeta na denúncia de situações como miséria, fome e opressão.
Analisando as alternativas, temos:
Alternativa 1: Correta. A situação de fome e miséria está diante de nós diariamente, em todas as cidades, em ruas, em todos os continentes, em nosso cotidiano. A linguagem é acessível e simples, passando com clareza a deterioração da humanidade em "coisa".
Alternativa 2: Incorreta. As estrofes seguem uma sequência que envolve: visão do poeta, ação do bicho, espanto e revelação. Quando há o anuncio de que o bicho é um homem, há perplexidade e não passividade, como diz a alternativa. O vocativo "meu Deus" ganha uma função de apelo que transpassa choque.
Alternativa 3: Correta. A fome elimina a razão, vez que o instinto de sobrevivência se sobressai e o homem devora sem pensar, a comida em meio aos detritos. A degradação que o poema impõe, com o recurso do paralelismo, coloca o homem abaixo dos animais classificados domésticos.
Alternativa 4: Correta. A situação que o poema abrange de um ser humano com fome, sem acesso digno à comida, consequência da terrível desigualdade social que se alastra na sociedade é tão corriqueira que não desperta muita comoção, mas a escrita de Manuel Bandeira traz para o leitor um novo olhar, um reconhecimento ao seu semelhante.
Alternativa 5: Correta. O poema consegue despertar a nossa sensibilização e reflexão a respeito das desigualdades sociais e das condições subumanas em que se encontram milhões de seres humanos, que em Lei, possuem os mesmos direitos e deveres que cada um de nós, mas que na prática enfrentam batalhas cotidianas para viver.
Resposta: B) о hоmеm ѕе vіu rеduzіdо а соndіçãо dе аnіmаl.
Explicação: Fiz uma prova que tinha essa pergunta, e acertei.
VEM NA MINHA MEN