de que forma a cultura espanhola e a cultura
portuguesa se fazem presentes no nosso cotidiano.
me ajudem =(
Respostas
Resposta:
No geral, a cultura portuguesa e a cultura espanhola são bastante semelhantes, mais que não seja, pela proximidade dos dois países. No entanto, existem algumas diferenças no modo de vida e nos hábitos culturais.
A cultura portuguesa é baseada na cultura celta, ibera, hebraica, germânica e romana. Os tipos de habitação, das manifestações religiosas, da gastronomia e do folclore, ou mesmo das calçadas tipicamente portuguesas são alguns exemplos do que diferencia a cultura portuguesa.
Por outro lado, a cultura espanhola é uma cultura europeia que recebeu diversas influências, tendo suas origens nas culturas ibérica, celta, celtibera, latina, visigótica, católica romana e islâmica. A história, os relevos montanhosos e os mares que a cercam, contribuíram significativamente para a formação da sua cultura actual.
Relativamente ao idioma, apesar de o castelhano ser a língua predominante em Espanha, existem outras línguas de bastante importância a nível regional como o catalão, o galego e o basco. Já em Portugal, o idioma oficial é o português, existindo apenas uma outra língua, o mirandês, que é praticamente insignificante uma vez que só é falado em poucas aldeias por menos de 1500 pessoas.
Tendo em conta a alimentação, em Portugal existe o hábito de se comer sopa antes da refeição principal e comer pão como entrada. Já em Espanha, o pão costuma acompanhar a refeição propriamente dita, assumindo muitas vezes o papel de faca uma vez que os espanhóis só utilizam facas para comer apenas quando é estritamente necessário cortar alguma coisa.
Um hábito muito específico de Espanha é o facto de almoçarem e jantarem bastante tarde. Em Portugal, a hora de almoço, para os trabalhadores em geral costuma começar às 13h ou até antes. Por outro lado, em Espanha, a hora de almoço geralmente começa às 14h30. A mesma situação acontece ao jantar, em Espanha, janta-se sempre mais tarde do que em Portugal.
Em Espanha é mais comum que as pessoas, ao saírem do trabalho e antes de irem para casa, passem por um bar para beber alguma coisa e comer umas tapas. As tapas são aperitivos que se comem acompanhados de bebidas (alcoólicas ou não). Em algumas cidades, ao comprar bebidas, os bares oferecem tapas. Noutras, é necessário comprar as tapas. As tapas misturam o conceito de comer com o conceito de socializar. Em muitas regiões de Espanha é habitual, aos fins-de-semana, saírem para almoçar ou jantar tapas.
Em algumas zonas do Norte de Espanha, principalmente Cantábria, La Rioja, País Basco e Navarra, as tapas que se comem chamam-se pinchos. São geralmente mais elaboradas e existe uma maior variedade.
Os espanhóis têm o hábito de dormir a sesta a seguir ao almoço. Em algumas cidades, principalmente no Sul do país, o comércio de rua fecha durante algumas horas, uma vez que a maior parte das pessoas dormem a sesta. Este hábito está a desaparecer em algumas cidades espanholas.
Em Espanha conserva-se a tradição das touradas que fazem parte da identidade de várias festas populares. Em Portugal esta tradição foi proibida nos tempos do Marquês de Pombal, voltando a ser permitidas anos mais tarde, embora seja proibida a morte do touro em público.
Outra diferença bastante interessante entre a cultura destes dois países é o facto de em Espanha se ouvir muitos mais música nacional do que em Portugal.
Explicação:espero ter ajudado :)