Respostas
Resposta:
Sendo assim, a Patrística focou na disseminação dos dogmas associados ao Cristianismo, por exemplo, defendendo a religião cristã e refutando o paganismo. Já a Escolástica, através do racionalismo, tentou explicar a existência de Deus, do céu e do inferno, bem como as relações entre o homem, a razão e a fé.
Explicação:
Espero ter ajudado com está resposta
A Patrística e a Escolástica são duas escolas diferentes e as duas escolas pertencem a filosofia medieval.
Vou separar as duas pra ficar mais fácil de entender:
• Patrística:
- O maior filósofo foi o Santo Agostinho
- A filosofia dele teve muita ligação com as ideias de Platão (Agostinho acreditava que o reino dos céus era o mundo inteligível de Platão, e o reino dos homens, o mundo sensível de Platão).
- Acreditava que a fé e a razão estão ligadas e devem permanecer lado a lado, porém, é preciso primeiramente crer (fé em 1° lugar), para só então entender (razão em 2° lugar).
• Escolástica:
- O principal foi São Tomás de Aquino
- Suas ideias tinham muita influência do primeiro motor de Aristóteles
- Para o São Tomás de Aquino, o mundo sensível (humano) é capaz, também, de gerar conhecimento para compreender a existência de Deus, e não apenas o mundo inteligível, como acreditava Santo Agostinho.
- A teoria Tomista (São Tomás de Aquino), de origem aristotélica, é dedutivo lógico. Ou seja, não é fruto da revelação, mas da razão.
A relação entre a Patrística e a Escolástica é que, apesar de serem escolas diferentes, as duas pregavam sobre os mesmos assuntos: a relação da fé com a razão.
Não esquece de curtir e me dar coração e melhor resposta, caso tenha gostado da resposta ♡
Espero ter ajudado :)