Respostas
Resposta:
CAT5: O cabo CAT5 (acrônimo de Category 5, ou Categoria 5) é formado por quatro pares de cabos de cobre trançados e revestidos por uma capa de plástico. Ele tem uma largura de banda de até 10 Mb/s a uma distância de 100 metros, frequência de 100 MHz e é muito suscetível a interferências, o que acaba prejudicando o seu desempenho.
CAT6: O cabo CAT6 (acrônimo de Category 6, ou Categoria 6) é o sucessor do CAT5e. Ele conta com os mesmos quatro pares de cabos de cobre trançados, mas com uma torção ainda mais forte que a do CAT5e, além de um isolamento entre os pares trançados. Isso permite uma diminuição significativa em relação à suscetibilidade a interferências entre os próprios pares e externas. Além disso, o CAT6 opera em uma frequência de 250 MHz e pode alcançar uma largura de banda de 1 Gb/s a 100 metros de distância ou 10 Gb/s a uma distância de até 55 metros.
CAT6A: Os cabos de categoria 6A são uma atualização da CAT6 e são capazes de atingir uma transmissão de 10Gbps a 500Mhz. Os cabos dessa categoria possuem um revestimento mais robusto tanto externamente quanto internamente, que proporciona uma redução no ruído do sinal. Entretanto, isso acaba tornando o cabo CAT6A sensivelmente mais grosso que o CAT6, diminuindo a sua flexibilidade e dificultando a instalação dependendo do local por onde irá passar.
CAT7: A categoria 7 de cabos ethernet apesar de suportar uma transferência de 10bps a 600Mhz a uma distância de 100 metros, testes comprovaram que suas velocidades aumentaram consideravelmente quando testado com um comprimento de 50m, atingindo 40Gbps, e com 15m, atingindo incríveis 100Gbps. Isso ocorre devido a sua extrema atenuação do ruído eletromagnético, pois o cabo possui blindagem interna de alumínio (rede trançada de fios de alumínio) e seus pares de fios internamente também possuem blindagem (envoltos por folhas de alumínio). Como a blindagem precisa ser aterrada, todos os cabos desta categoria possuem conectores de metal.
Explicação:
Diferença entre o cabo ethernet solido e o trançado:
Estes termos se referem aos condutores dos cabos Ethernet. Os cabos de cobre trançados são compostos por vários cabos de cobre finos. Os condutores de cabo sólido são compostos por um único condutor de cabo de cobre espesso. Dito isso, é sabido que os cabos trançados possuem desempenho superior por ter menor interferência eletromagnética, conduzir melhor o sinal e acumular menos calor
Espero ter ajudado <3