BULLYING: É PRECISO LEVAR A SÉRIO AO PRIMEIRO SINAL
Esse tipo de violência tem sido cada vez mais noticiado e precisa de educadores atentos para evitarem consequências desastrosas.
Andréia Barros
Entre os tantos desafios já existentes na rotina escolar, está posto mais um. O bullying escolar - termo sem tradução exata para o português - tem sido cada vez mais reportado. É um tipo de agressão que pode ser física ou psicológica, ocorre repetidamente e intencionalmente e ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas. "Ninguém sabe como agir", sentencia a promotora Soraya Escorel, que compõe a comissão organizadora do I Seminário Paraibano sobre Bullying Escolar, que reuniu educadores, profissionais da Justiça e representantes de governos nos dias 28 e 29 de março, em João Pessoa, na Paraíba. "As escolas geralmente se omitem. Os pais não sabem lidar corretamente. As vítimas e as testemunhas se calam. O grande desafio é convocar todos para trabalhar no incentivo a uma cultura de paz e respeito às diferenças individuais", complementa.
A partir dos casos graves, o assunto começou a ganhar espaço em estudos desenvolvidos por pedagogos e psicólogos que lidam com Educação. Para Lélio Braga Calhau, promotor de Justiça de Minas Gerais, a imprensa também ajudou a dar visibilidade à importância de se combater o bullying e, por consequência, a criminalidade. "Não se trata aqui de pequenas brincadeiras próprias da infância, mas de casos de violência, em muitos casos de forma velada. Essas agressões morais ou até físicas podem causar danos psicológicos para a criança e o adolescente facilitando posteriormente a entrada deles no mundo do crime", avalia o especialista no assunto. Ele concorda que o bullying estimula a delinquência e induz a outras formas de violência explícita. [...]
Em parceria com a Universidade Maurício de Nassau, a organização do evento registrou as palestras e as discussões - o material se transformará num vídeo-documentário educativo que será exibido nas escolas da Paraíba, da Bahia e de Pernambuco.
(Disponível em Revista Escola. Acesso em 16 abril 2020 - Fragmento)
1. Qual o tema principal da reportagem acima? *
1 ponto
a) As parcerias das escolas da Paraíba, da Bahia e de Pernambuco.
b) As vítimas de agressões domiciliares.
c) O bullying escolar.
d) O Seminário - Organizado pela Promotoria de Justiça da Infância e da Adolescência da Paraíba.
2. Assinale a alternativa que possa substituir a conjunção destacada na frase abaixo, sem alterar o significado delas. "Não se trata aqui de pequenas brincadeiras próprias da infância, MAS de casos de violência, em muitos casos de forma velada". *
1 ponto
a) porém, por conseguinte, que.
b) que, porque, pois (antes do verbo).
c) portanto, por conseguinte, por isso.
d) porém, contudo, todavia.
pffffffv me ajudaa
Respostas
Resposta:
1) C
2)D
Explicação:
Classroom
1 - Sobre o tema principal da reportagem podemos afirmar ser c) O bullying escolar.
A reportagem fala sobre o bullying escolar e seus sinais. O texto logo se inicia com o título "Bullying" que já nos indica que tipo de conteúdo encontraremos em seguida.
Em seguida, na introdução, ocorre o foco para o bullying no ambiente escolar e como esse elemento pode ser tanto físico quanto psicológico.
O texto traz ainda depoimentos de pessoas que demarcam a temática levantada como o fato de a escola e a comunidade não estarem preparadas para reagir a esse tipo de acontecimento visto que normalmente as escolas omitem os eventos, os pais não conseguem lidar com a situação e as vítimas e até possíveis testemunham não relatam o acontecimento.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/20558333
2 - A alternativa que pode substituir a conjunção é d) porém, contudo, todavia.
A conjunção destaca do texto é o Mas. A conjunção se classifica como uma conjunção adversativa. Elas exprimem uma ideia de oposição ou contraste ao que foi dito anteriormente, além de normalmente estarem separadas como vírgulas.
Elas estão inseridas como conjunções coordenativas que são termos que se ligam a outras orações fazendo uma relação de independência entre os elementos.
As conjunções são termos essenciais para deixar o texto coeso e coerente. Alguns exemplos são: todavia, porém, contudo, entretanto, no entando, mas e não obstante.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/20719575
Espero ter ajudado.