quando retiramos da natureza os materiais para construção , como madeira , ferro e cimento , quais cadeias de produção estão envolvidas?
Respostas
Explicação:
Sobre as indústrias de materiais de construção, existem oito cadeias de produção envolvidas: (1) madeiras; (2) argilas e silicatos; (3) calcários; (4) materiais químicos e petroquímicos; (5) siderurgia; (6) metalurgia de não-ferrosos; (7) materiais elétricos e (8) máquinas e equipamentos.
Olá,
Cadeia produtiva são os vários estágiospelos quais a matéria prima passa, até ser transformada ao produto final. Sendo assim, todos os insumos tem um processo produtivo que envolve várias etapas de transformação.
A cadeia produtiva da madeira se inicia na extração vegetal, e chega às serrarias, onde a madeira é serrada; depois disso ela é adquirida diretamente pela construção civil.
Também tem a cadeia produtiva de argilas e silicatos, que é composta por tijolos, telhas, ladrilhos pisos, azulejos, louças sanitárias, vidro, pedra e areia. E a cadeia produtiva de calcários formada por produtos à base de calcários, como cimento, cal, gesso, concreto e fibrocimento.
A quarta cadeia produtiva é formada por produtos derivados de materiais químicos e petroquímicos, como pisos, revestimentos, tubos de PVC, tintas, vernizes, impermeabilizantes, solventes, asfalto e fibras têxteis, além do óleo diesel, que é utilizado como combustível.
A quinta e sexta cadeias são compostas por produtos metálicos e a de produtos da metalurgia de metais não-ferrosos, sendo composta por vergalhões e outros produtos do aço (como pregos e arames), portas e esquadrias (de alumínio, aço ou ferro), estruturas metálicas, metais sanitários, ferragens (como dobradiças e fechaduras) e tubos de ferro galvanizado.
Por último, tem as cadeias produtivas de produtos de materiais elétricos e de máquinas e equipamentos, sendo a responsável pela, produção de fios e cabos elétricos, de materiais para instalações em circuito de consumo de energia e de aparelhos e equipamentos para distribuição e controle de energia.
Bons estudos!