Qual é a opinião do autor sobre as causas do consumismo? *
1 ponto
A) O autor defende a ideia de que os diversos grupos sociais e políticos precisam pensar sobre a redução dos lucros para dar trabalho aos desempregados e garantir um salário que leve em consideração os encargos familiares.
B) O autor defende a ideia de que mentalidade consumista e “mentalidade egoísta” são sinônimos, o consumo sem pensar nas consequências em relação ao planeta.
C) O autor defende a ideia de que o consumismo, mesmo sendo desenfreado, não acarreta grandes consequências para a humanidade, afinal todos têm direito de fazerem suas compras.
D) O autor defende a ideia de que todos os problemas que acarretam a humanidade, certamente, não são causados pela ação dos homens, mas acontecem em decorrências de transformações naturais.
Respostas
De acordo com o texto, o autor estabelece a relação entre as expressões "mentalidade consumista" e "mentalidade egoísta", pois quanto maior o consumo desenfreado, mais a natureza sofre com as consequências (B).
Enquanto o mundo é assolado por uma onda infinita de resíduos poluidores, empresas criadas visando, somente, ao consumo são os principais elementos que contribuem negativamente para o descontrole da poluição e da superprodução.
Assim, pensar de modo ético quando se trata do mundo (nossa casa) é mais que necessário.
Deve-se pensar que a poluição não se enquadra no aspecto individual e que é nefasta, apenas, para a pessoa ou a empresa que lhe produz. Não. Ela prejudica a todos em sua coletividade e, por isso, a noção ética do meio ambiente deve permear cada grupo social.
Ações como diminuição do consumo, reciclagem, conscientização social são ferramentas essenciais para a inibição da poluição no mundo. Com isso, cabe às gerações presentes criarem, com auxílio estatal, meios e caminhos para que as gerações futuras venham a desenvolver uma consciência movida pela "Pedagogia Ecológica".
Link: brainly.com.br/tarefa/41236269