Respostas
Resposta:
É uma pergunta com um tom pouco objetivo, mas direi o que penso...
Explicação:
Vou elencar os motivos:
1°) Por que não os conhecem! Muitas vezes, a população não conhece seus direitos e por isso não se sente segura em entrar com uma ação judicial ou consultar um advogado, já que simplesmente pensa que não há amparo legal em determinada situação.
2°) Valor das custas judiciais em geral. Primeiramente, há o gasto com advogado e com as despesas processuais, incluindo os ônus sucumbenciais e as verbas periciais. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que o principio da inafastabilidade jurisdicional, consagrado na Constituição Federal, garante acesso à justiça gratuita, mediante a Defensoria Pública, para aqueles que comprovarem insuficiência de recursos.
3°) Ademais, percebe-se a não celeridade do processo, ou seja, a não duração razoável do processo, que, apesar de ser principio constitucional, na prática, não é efetuado. Vemos, por exemplo, que algumas demandas judiciárias, principalmente cíveis, chegam a durar por mais de 10 anos, e isso, para as pessoas, penso que seja um dos fatores que as obstam de procurar a justiça.
4°) Por fim, há muitos outros fatores mais específicos. Mas, filosoficamente, acredito que algumas pessoas tendem a querer evitar conflitos, e o que é mais conflitante do que o processo judicial? Apesar de existirem demandas não litigiosas, na maioria das vezes, a lide (conflito de interesses) é condição natural do processo, e isso causa consequências não só no âmbito processual, mas também no âmbito familiar, social, laboral, etc.