Respostas
Resposta:
1)A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.
De tal modo, a sociedade estamental, esteve marcada pela posse de bens, além do berço de nascimento, tal qual o nome de família e o prestígio envolvido.
2)A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.
3)Rei e nobreza: os reis se destacavam na nobreza, mas faziam parte dela e necessitavam fazer alianças com outros nobres para poder governar. Nessa categoria estavam incluídos os guerreiros.
Clero: representava a camada relacionada com o sagrado, ou seja, aqueles que rezavam e fortaleciam a religião católica (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres). Em suma, era a classe detentora do poder da Igreja (a mais poderosa instituição feudal) e aquela que sabia ler e escrever.
Servos: englobam os vilões, camponeses e servos, ou seja, aqueles que trabalhavam nos feudos (produção de alimentos e construções) em troca de habitação, comida e proteção.
4)Baseada numa economia agrária e autossuficiente, ou seja, produziam tudo o que necessitavam, a economia feudal esteve dedicada ao consumo local e não às trocas comerciais.
Nesse caso, as trocas de mercadorias (ou escambo) eram realizadas através de produtos cultivados nos feudos, visto que não existia um sistema monetário (moeda).
A agricultura era a principal atividade desenvolvida no feudalismo, ainda que o artesanato fosse marcante. O artesanato servia para a produção de ferramentas e matérias de uso doméstico.
5)Sociedade dividida em três grupos diferentes: clero, nobres e servos. Os primeiros uniam a sociedade, os segundos tinham terras e serviam aos reis ou a si mesmos, os terceiros trabalhavam manualmente nas terras em troca de proteção.
Havia relações de suserania: O Suserano doava o feudo para um vassalo e recebia favores militares. O Rei era superior a todos na sua região.
A economia era agrária. O comércio ainda não era forte.
Divisão em feudos: O feudo era dividido em três, a parte do senhor feudal, o manso servil e o manso comunal.
O feudalismo é a fusão de costumes germânicos e romanos.
Concentração de poder. Os senhores feudais tinham o poder jurídico, econômico e político.
A Igreja Católica era o principal vínculo de unidade da sociedade, alcançando com a moral caritativa cristã até o que a lei falhava em conseguir. Era responsável pelos doentes, pobres, condenados e já tinha hospitais, orfanatos, asilos e escolas.
Havia muitas guerras por terras.
A educação envolvia o Trivium (lógica, gramática e retórica) e o Quadrivium (Aritmética, música, geometria, astronomia).
Houve um enorme florescimento da arte religiosa nas catedrais, artes plásticas, música e vitrais, muito desenvolvimento na arquitetura, e nas técnicas.
A crise do feudalismo veio com a crise econômica, revoltas servis, guerras por disputa de terras, crescimento dos burgos, peste negra, etc.