Você é capaz de imaginar um vulcão no quintal de sua casa? Pois saiba que, em algumas partes do mundo, muitas pessoas moram bem perto de vulcões. Por mais que pareça perigoso, isso pode ter algumas vantagens... Mas antes de começar essa história, é preciso saber que os vulcões, assim como as pessoas, são temperamentais: estão ora calmos, ora nervosos! Às vezes, eles levam dezenas ou centenas de anos para acordar e se tornarem ranzinzas, mas, de repente... BUM!!!
É, os vulcões podem ser barulhentos: são os explosivos, que jogam pedras e poeira muito alto, às vezes em quantidade tão grande que pode sufocar pessoas e animais. Mas também tem vulcão que explode pouco, assovia muito e expele lava, a rocha derretida que vai escorrendo como se fosse água e formando rios que, de tão quentes, destroem tudo por onde passam. O Havaí tem muitos desses vulcões!
Na Itália, os famosos vulcões Vesúvio e Etna causaram enormes prejuízos e mataram muitas pessoas. Agora, o solo por onde a lava passou tornou-se tão fértil que produz as melhores uvas do mundo! Já na Islândia, pequeno país europeu com muitos vulcões, os engenheiros furam o solo, colocam canos e injetam água neles. A água em contato com as rochas quentes vira vapor, que sai por outros canos. Esse vapor é usado para acionar turbinas e gerar eletricidade, enquanto a água quente é usada nas casas das pessoas porque lá faz muito frio!
Que tal falar um pouco agora sobre os vulcões brasileiros? Calma! Não precisa ter medo! Os vulcões do Brasil não estão mais soltando fumaça, cuspindo pedras e escorrendo lavas. Suas atividades se encerraram há muitos milhões de anos, porque, com o passar do tempo, as rochas do nosso solo esfriaram. Outro fator que contribuiu para tirar nossos vulcões da ativa foi a erosão. As chuvas, os ventos e também o gelo foram desgastando as montanhas, fazendo com que elas ficassem cada vez mais baixas, até se tornarem superfícies planas. Os cientistas conseguem saber que esses vulcões existiram e de que tipo eles eram pelo estudo de pedaços de rochas e pelos fósseis de animais e plantas, que ficaram preservados.
Em 1979, por exemplo, foi descoberto um vulcão na serra de Madureira, no estado do Rio de Janeiro. As pesquisas mostraram que ele foi do tipo explosivo, porque em torno de seu conduto vulcânico - abertura de onde vem o material trazido de suas profundezas para a superfície - foram encontradas brechas vulcânicas, ou seja, fragmentos de rochas explodidas de tamanhos que variavam de um caroço de feijão a uma geladeira! Outros lugares do Rio de Janeiro apresentam rochas do mesmo tipo das encontradas em 1979, e os cientistas estão tentando descobrir se também existiram vulcões por lá. Sabia que já se descobriram pedacinhos de outros vulcões? Mas não espalha, é segredo!”
Fonte: KLEIN, V. C. Vulcões na vizinhança. Revista Ciência Hoje Para Crianças, Rio de Janeiro, ano 11, número 83, p. 22-23, 1998.
Agora responda:
a) Em termos do barulho que produzem como os vulcões podem ser divididos?
b) O que torna uma erupção vulcânica menos ou mais violenta?
c) Que vantagens são apresentadas pelos vulcões Vesúvio e Etna?
d) No Brasil há vulcões ativos?
e) Se hoje, no Brasil, a maioria dos vulcões que aqui já existiram se tornaram superfícies planas, como podemos saber de sua existência no passado?
f) De onde vem a lava de um vulcão?
g) Qual o nome das rochas que se formam a partir do magma?
Respostas
Resposta:
a) Os vulcões podem ser divididos em vulcões que produzem muito barulho (explosivos) e aqueles que apenas assoviam.
b) A lava contida no interior da crosta terrestre está sob pressão. Quanto maior for essa pressão, maior será também a violência da erupção.
c) O solo por onde passou a lava vinda desses vulcões tornou-se altamente fértil e possibilitou a produção das melhores uvas do mundo.
d) Não há vulcões ativos atualmente no Brasil.
e) Os cientistas conseguem saber que já existiram vulcões em certos locais, como no Brasil, por meio da análise de pedaços de rochas e pelos fósseis de animais e plantas, que ficaram preservados.
f) A lava vem do magma, do interior da Terra.
g) Rochas magmáticas é o nome das rochas que se formam a partir do magma.