• Matéria: Biologia
  • Autor: marlonzdp2013
  • Perguntado 5 anos atrás

 (UP 2019.1) Para diminuir os problemas com gastrite e outras enfermidades estomacais semelhantes, recomenda-se o uso, de forma controlada, de medicamentos à base de lansoprazol. Esse princípio ativo funciona inibindo a atividade de bombas de prótons na membrana plasmática das células da parede do estômago. A consequência direta do uso desse medicamento é: *

a) aumento do pH na cavidade estomacal.

b) aumento da atividade da pepsina.

c) diminuição da proliferação da bactéria Heliobacter pilori.

d) diminuição dos movimentos peristálticos estomacais.

e) aumento da acidez estomacal


marlonzdp2013: oi
marlonzdp2013: alguém poderia me ajudar?

Respostas

respondido por: ellenmoraismiranda
1

Resposta:

De acordo com o texto, o medicamento inibe a atividade das bombas de prótons. Dessa forma, a concentração de H+ irá diminuir. Sendo assim, o PH da cavidade aumenta

respondido por: wellyngttonclc
1

Resposta:

Resposta Letra A) aumento do pH na cavidade estomacal

A bomba de prótons é responsável pela liberação de íons H+ no estômago. Considerando que o quanto maior a quantidade de H+, maior será a acidez do meio, e portanto o pH baixo.

Ao inibir a bomba de prótons, o pH da cavidade estomacal ira aumentar, visto que ira diminuir a liberação de H+ e aumentar a quantidade de OH. Ou seja, o meio estomacal irá alcalinizar.

* Lembre-se pH está relacionado ao potencial hidrogeniônico. A escala de pH vai de 0 a 14, sendo 0 a 6,9 ácido, 7 neutro, 7,1 a 14 alcalino.

quanto menor o pH, mais H+ (menos OH) e mais ácido.

Quanto maior o pH, menos H+ (maior OH) e mais alcalino.

Explicação:

Perguntas similares