• Matéria: Biologia
  • Autor: kristi47
  • Perguntado 5 anos atrás

1. Como é que se designa o reagente sobre o qual atuam as enzimas?
2. Como é que se designa a região da enzima a qual se liga o substrato?
3. O que é que acontece ao substrato após a ligação à enzima?
DIE
4. O que é que acontece a enzima depois da reacão?
5. Porque é que se pode afirmar que a reação descrita é uma transformação química?​

Respostas

respondido por: kezia8177
1

Resposta:

1) As enzimas são substâncias do grupo das proteínas e atuam como catalisadores de reações químicas. Catalisador é uma substância que acelera a velocidade de ocorrência de uma certa reação química. ... O mecanismo de atuação da enzima se inicia quando ela se liga ao reagente, mais propriamente conhecido como substrato.

2) A parte da enzima em que o substrato se conecta é chamado de sítio de ativação (uma vez que é aí onde ocorre a "ação" catalítica). O substrato entra no sítio de ativação da enzima, formando o complexo enzima-substrato. A reação então ocorre, convertendo o substrato em produtos e formando um complexo produtos e enzima.

3) O substrato entra no sítio de ativação da enzima, formando o complexo enzima-substrato. A reação então ocorre, convertendo o substrato em produtos e formando um complexo produtos e enzima.

4) No caso de substâncias que reagem entre si, sob a ação catalisadora das enzimas, a reação é facilitada, tornando-se mais rápida, pois a proximidade entre as moléculas "encaixadas" acelera o processo reativo; após a reação, a enzima desliga-se do substrato e permanece intacta.

5) As evidências de que uma transformação química ocorreu são, em geral: a liberação de gases e/ou luz, a mudança de cor ou temperatura e a formação de precipitado (formação de um sólido insolúvel após interação de dois reagentes solúveis).

Perguntas similares