Respostas
Resposta:
Os jesuítas fundaram seu primeiro colégio na Bahia em 1550
Explicação:
ESPERO TER TE AJUDADO =D
oi tudo bom?
Os jesuítas fundaram seu primeiro colégio na Bahia em 1550, e trouxeram de Portugal, na mesma época, sete órfãos portugueses, 'moços perdidos, ladrões e maus, que aqui chamam patifes', doutrinados na fé católica para facilitar o ensino dos meninos indígenas.
Aos 15 dias do primeiro desembarque, na Bahia, enquanto os portugueses iam construindo a cidade de Salvador, ao lado do Arraial do Pereira, os jesuítas colocavam em funcionamento a primeira instituição educativa em solo brasileiro, que construíram por suas mãos, indo ao mato buscar a madeira e fazendo as taipas. Era uma escola elementar de ler, escrever, contar e cantar, dirigida pelo estudante jesuíta Vicente Rodrigues, de 21 anos de idade, o primeiro mestre-escola do Brasil.
Os jesuítas entendiam a sua missão evangelizadora numa dupla dimensão, de catequese e instrução, que se alternavam e reforçavam no currículo escolar. Considerando muito difícil arrancar os índios adultos de costumes inveterados como a poligamia, o alcoolismo e a antropofagia, desde cedo os jesuítas concentraram os seus esforços educativos no segmento das crianças: curumins, mestiços ou mamelucos, e filhos dos portugueses adventícios.