Respostas
A religião cristã nasceu durante o Império Romano. Por séculos se expandiu, conquistando poder e grande número de adeptos. Em 313 obteve do governo romano o direito á liberdade de culto; em 391 foi transformada em religião oficial do império.
Entretanto, o poder da igreja só se consolidaria com a conversão dos povos germânicos ao catolicismo. Com isso, a Igreja sobreviveria à desagregação do Império Romano do Ocidente, ao mesmo tempo que se transformava na mais poderosa instituição de seu tempo.
Em uma sociedade fragmentada, a Igreja católica garantia não só a unidade religiosa, mas também a política e a cultural. Com o controle da fé, ela ditava a forma de nascer, morrer, festejar, pensar, enfim, de todos os aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval.
Resposta: Por questão de crença na época do surgimento da Europa a Igreja foi o mantimento de manipulação mais importante , sendo assim por que , o ser nomeado como "deus" era uma crença muito forte assim quando os superiores da igreja diziam ;
A esta chovendo por que deus esta querendo esse acontecimento...
Com esse ex fica mais fácil de dizer que tudo era justificado como algo de deus .
Assim por isso foram se mantendo o império e a Igreja do lado do império europeu .
Além de se destacar pela sua presença no campo das ideias, a Igreja também alcançou grande poder material. Durante a Idade Média ela passou a controlar grande parte dos territórios feudais, se transformando em importante chave na manutenção e nas decisões do poder nobiliárquico.