• Matéria: Português
  • Autor: anaizabellyalves
  • Perguntado 5 anos atrás

o texto apresenta duas linhas de raciocínio diferentes para explicar porque uma pessoa tem sucesso e outra não quais são elas​

Respostas

respondido por: ThaisMendes4590
146

Texto editado:

Meritocracia é um sistema social do qual sucesso indivíduo depende principalmente de seu mérito, de seus talentos, habilidades e esforço.

A ideia de meritocracia tem servido com ideologia, baseada no argumento de que a desigualdade social resulta de mérito desigual e não preconceito, descriminação e opressão. Serviu também como orientação para mudança em especial no sistema educacional britânico.

Resposta: Uma é a meritocracia que é, obter sucesso através de seus próprios meios, e a outra é a desigualdade social onde algumas pessoas podem fazer mais do que as outra e isso, independente de seus méritos.


anaizabellyalves: oi
anaizabellyalves: vou mandar o texto
ThaisMendes4590: ok :)
anaizabellyalves: meritocracia é um sistema social do qual sucesso indivíduo depende principalmente de seu mérito de seus talentos habilidades e esforço a ideia de meritocracia tem servido como ideologia baseada no argumento de que a desigualdade social resulta de mérito desigual e não de preconceito discriminação e opressão serviu também como orientação para mudança em especial no sistema educacional britânico.
ThaisMendes4590: estou debatendo sobre o texto para tentar chegar na resposta, vou demorar um pouquinho para responder :')
ThaisMendes4590: VOLTEII
ThaisMendes4590: Uma é a meritocracia que é, obter sucesso através de seus próprios meios, e a outra é a desigualdade social onde algumas pessoas podem fazer mais do que as outra e isso, independente de seus méritos.
ThaisMendes4590: sua resposta ^^
ThaisMendes4590: boa sorte nos estudos
anaizabellyalves: muito obrigada ❤️(☆▽☆)(. ❛ ᴗ ❛.)
respondido por: angelpercam2000
11

Sobre o conceito de meritocracia apresentado pelo “Dicionário de Sociologia”, de Allan G. Johnson, podemos afirmar:

  • A partir de duas linhas de raciocínio distintas, o autor explica o fato de que algumas pessoas alcançam sucesso em suas vidas e outras não conseguem chegar aos seus objetivos de vida. A primeira delas se refere à meritocracia, em que a pessoa, por meio do seu próprio esforço, vai conquistando oportunidades até chegar a um ponto de sucesso.  
  • A segunda, por outro lado, corresponde ao conceito de desigualdade social, em que algumas pessoas atingem melhores oportunidades na vida a partir da sua condição social, em que o mérito não faz diferença. As pessoas com menores chances seriam, portanto, submetidas a uma condição de falta de sucesso em suas vidas.  

Mérito

A noção de mérito é bastante discutida na sociedade atualmente. Para alguns especialistas, o mérito representa o esforço empreendido pelas pessoas para conquistar um objetivo importante em suas vidas. Por exemplo, um jovem atleta, que deixa de sair com os amigos e se levanta às cinco horas da manhã, todos os dias, para se dedicar aos treinos, tem grandes possibilidades de alcançar seu objetivo em ser campeão na sua categoria esportiva.

Mas existem aqueles que acreditam que o mérito não interfere no desenvolvimento na vida das pessoas, o que importa é a sua condição socioeconômica, que vai definir se a sua vida será mais ou menos próspera e bem-sucedida.

Saiba mais sobre sociologia em:

https://brainly.com.br/tarefa/30452579

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares