Respostas
Resposta: As mais expressivas, no campo das Artes, se deram nos séculos XVII, XIX e XX.
Explicação: No Século XVII, ocorreu a missão artística holandesa no Brasil, com o Barroco de Flandres trazido inclusive no contexto das invasões holandesas. Artistas como Frans Hals, Frans Post (que inclusive morou no Brasil) e o gigante Vermeer foram conhecidos e inclusive (no caso de Post) pintaram o Brasil, trazendo a a beleza da produção do "Século de Ouro dos Países Baixos" para o nosso território.
No século XIX, mais precisamente em 1808 com a transferência do aparato politico administrativo português para o Brasil, o Rei Dom João VI (Pai de Pedro I) buscava transformar o Brasil numa nova Portugal, por isso inaugurou museus, galerias, tudo para que houvesse uma "europeização" da corte brasileira. Nesse contexto o Brasil recebe nova influencia europeia.
Por fim, das década de 20 ate o pós-Guerra, o brasil vivencia o movimento Modernista, trazendo, na Semana de Arte Moderna de 1922, tendências Cubistas, Fauvistas, Expressionistas, Impressionistas etc, as chamadas "Vanguardas Europeias". Deste período é legal saber o nome de Anita Malfatti, e lembrar que os Modernistas estudavam arte na Europa e voltavam com estas novas tendencias ao Brasil.