Respostas
Resposta:
) O Governo Sarney acenou o fim da inflação através de uma política de controle de preços e salários que vigorou até as eleições de 1986 e frustrou a população por não ter atingido o seu objetivo. Essa política foi operacionalizada por meio do seguinte plano:
a) Dornelles
b) Cruzado
c) Bresser
d) Austral
e) Verão
2. (UEL PR/2001) O primeiro governo civil do Brasil, que exerceu o poder após o ciclo dos governos militares, iniciado em 1964, foi chefiado por:
a) João Goulart.
b) João Café Filho.
c) Fernando Collor.
d) José Sarney.
e) Itamar Franco.
3. (UECE/2002) Com a morte do Presidente Tancredo Neves em 21 de abril de 1985, o vice José Sarney, assumiu a Presidência da República. O principal acontecimento político do seu governo foi a elaboração de uma nova Constituição para o país. Em relação às medidas políticas propostas pela nova Carta Magna, assinale a opção FALSA:
a) Constituição de 1988 anulou o direito de intervenção do Estado nos sindicatos.
b) O Voto facultativo foi instituído para: os jovens de 16 anos, analfabetos e maiores de 70 anos.
c) A nova Constituição determinou a realização de eleições diretas para Presidente em 15 de novembro de 1990.
d) O estabelecimento de dois turnos nas eleições para presidente, governadores e prefeitos foi uma das novidades da Constituição de 1988.
4. (UEPB/2005) Em fevereiro de 1986, o então Presidente José Sarney, anunciou ao país uma grande mudança na economia e que tinha como objetivo controlar a inflação. A partir dessa data, o câmbio, os preços e os salários foram congelados. Esse plano ficou conhecido como
a) Plano Bresser.
b) Plano Cruzado.
c) Plano Verão.
d) Plano Trienal.
e) Plano Real.
5. (UFPI/2006) Em 1986, o Presidente José Sarney lançou um plano econômico que teve ampla aceitação popular, aumentando o seu prestígio e do seu partido, o PMDB. Contudo, alguns meses depois, a inflação retornou, levando o Plano Cruzado e a política econômica governamental ao fracasso. Para esse fato, contribuiu particularmente:
a) A fragilidade eleitoral do PMDB, partido que dava sustentação ao Governo.
b) Uma série de escândalos de corrupção que levaram o Governo Federal ao descrédito e, consequentemente, a uma fragilização de sua política econômica.
c) A falta de investimentos externos que viabilizassem o desenvolvimento da infraestrutura portuária no Brasil.
d) A excessiva preocupação do Governo com o processo eleitoral, adiando a implantação de medidas econômicas impopulares, mas fundamentais para ajustar os rumos da política econômica.
e) A incapacidade de os políticos brasileiros convencerem a população a lutar contra a crise econômica e a inflação.
6. (UEMS/2008) O primeiro presidente pós Ditadura Militar eleito pelo colégio eleitoral foi Tancredo Neves. Com a sua morte o seu vice, José Sarney, assumiu a presidência e governou o país entre 1985 e 1990. Os principais acontecimentos do período foram:
a) Reformas políticas (fim do Colégio eleitoral, liberdade aos sindicatos, direito de voto aos analfabetos, entre outros); Reformas econômicas com o Plano Cruzado; Constituição de 1988.
b) O estabelecimento do Estado Novo que suprimiu direitos civis, políticos e sociais, sendo que o presidente a governar neste período foi Getúlio Vargas.
c) Foi um período marcado por disputas entre oligarquias rurais, principalmente cafeicultores, que intentavam o controle político do país devido ao grande prestígio e força política que detinham, em razão do seu poderio econômico.
d) As chamadas Reformas de Base que resultaram numa série de conflitos entre vários setores da sociedade que se opunham entre o sistema capitalista e socialista.
e) O processo de Impeachment, Crise/Recessão; Plano Brasil Novo; Reforma Monetária (bloqueio dos ativos financeiros, confisco da poupança, entre outros); Movimento dos “Caras Pintadas”; Renúncia do Presidente.
7. (UFOP MG/2008) Em 28 de fevereiro de 1986, o então Presidente da República, José Sarney, anunciou, em rede nacional de rádio e televisão, um conjunto de medidas econômicas chamado Plano Cruzado. Dentre as principais medidas do plano, destacam-se, exceto:
a) A substituição do Cruzeiro por uma nova moeda, o Cruzado.
b) A desindexação da economia.
c) O congelamento das poupanças e das contas correntes.
d) O congelamento dos preços e dos aluguéis.
8. (CEFET PR/2008) Apesar das dificuldades econômicas, o principal legado do governo de José Sarney como presidente da República, sem dúvida, foi o(a):
a) implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento, que privilegiou a construção de usinas hidrelétricas e rodovias.
b) construção da usina atômica de Angra dos Reis, da rodovia Transamazônica e da ponte Rio-Niterói.
c) implantação de uma anistia “ampla, geral e irrestrita” aos exilados políticos, assim como a implantação, no plano econômico, do Plano Real.
d) promulgação da Constituição de 1988, que restabeleceu princípios democráticos no país.
e) golpe de Estado, repressão política e construção da usina siderúrgica de Volta Redonda.