(Uepg 2018-adaptada) Ao longo da história, temos relatos sobre cientistas que vêm interpretando as evidências da origem e evolução dos seres vivos.
Assinale o que for correto em relação às teorias propostas.
O a. Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros organismos viviam nos mares e utilizavam a energia solar para a síntese de seus próprios alimentos orgânicos, a
partir de água e gás carbônico.
O b. Segundo a teoria da geração espontânea ou abiogênese, os seres vivos surgem a partir da matéria inanimada (exemplo: origem de sapos a partir de lama). Já
segundo a teoria da biogênese, um ser vivo só surge a partir de outro ser preexistente,
Oc O processo aeróbio de fermentação era muito utilizado por seres primitivos, visto que podiam adquirir energia quebrando compostos orgânicos, em um
ambiente pobre em oxigênio e rico em gás carbônico.
O d. Os primeiros seres autotróficos ou fotossintetizantes foram fundamentais na modificação da atmosfera, pois introduziram o gás carbônico ao meio,
extremamente importante para a maioria das espécies atuais.
Oe. Os chacervados (ou coacervatos) são considerados os primeiros seres vivos a habitar a Terra e foram encontrados em mares ricos em matéria orgânica.
Apresentam-se envoltos por uma membrana, com função de proteção e trocas de nutrientes com o meio e, detêm complexa organização de duplicação do DNA e
sintese de proteinas nos ribossomos.
Respostas
Resposta:
Alternativa verdadeira: B
Explicação:
A-Falsa: A hipótese heterotrófica propunha que os primeiros seres-vivos simples teriam surgido nos mares primitivos (caldos nutritivos), que já contavam com a presença de nutrientes. Por isso, não era necessário que eles se adaptassem para sintetizar seu próprio alimento.
B-Verdadeira: A teoria da geração espontânea, inicialmente introduzida pelo filósofo grego Aristóteles, dizia que a força vital contida em um meio transformaria elementos inanimados em seres-vivos. Todavia, por contribuição de cientistas como Francesco Redi, Lazzaro Spallanzani e Louis Pasteur, comprovou-se a biogênese, que é aceita atualmente. De acordo com ela, toda vida é originada somente por meio da reprodução de sua própria espécie.
C-Falsa: Quando os seres-vivos do planeta Terra realizavam a fermentação para obtenção de energia, não havia a disponibilidade de oxigênio, por isso, era um processo anaeróbio. O oxigênio produz radicais livres que matam seres anaeróbios. É tanto, que quando houve a chegada do oxigênio para a transição aos fotossintetizantes, muitos organismos foram mortos, o que ficou conhecido como holocausto do oxigênio. Os que sobreviveram, tiveram que manter uma relação de simbiose com outros organismos.
D-Falsa: Os primeiros seres autotróficos introduziram o gás oxigênio ao meio, não o gás carbônico. Na Terra primitiva, havia uma grande disponibilidade de gás carbônico, que possibilitava a fermentação. Todavia, com o seu aumento gradativo e a diminuição de alimento para os seres anaeróbios, surgiu a fotossíntese.
E-Falsa: Acredita-se que os coacervados são um conjunto de moléculas orgânicas em seu estado mais simples, mas eles não eram um ser vivo em questão, como afirma a alternativa. Além disso, não teriam como deter complexa organização e duplicação do DNA, nem mesmo proceder com a síntese proteica, pois estas são características de estruturas mais avançadas.
A afirmativa correta é a letra B) Segundo a teoria da geração espontânea ou abiogênese, os seres vivos surgem a partir da matéria inanimada (exemplo: origem de sapos a partir de lama). Já segundo a teoria da biogênese, um ser vivo só surge a partir de outro ser preexistente.
De acordo com a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos simples surgiram nos mares primitivos, que possuíam nutrientes para a alimentação desses seres.
A teoria da geração espontânea criada pelo filósofo Aristóteles defendia que a força vital de um meio poderia transformar elementos inanimados em seres vivos.
A introdução do gás oxigênio ao meio ocorreu através dos seres autotróficos. Visto que desde a Terra primitiva já existia grande disponibilidade de fás carbônico que permitiam a ocorrência da fermentação.
Bons estudos!