Respostas
Resposta:
Ia mandar o mapa mental mas não ta funcionando :(
Explicação:
1. Segmentação geográfica
Como próprio nome diz, a segmentação de marketing geográfica agrupa as pessoas de acordo com a sua localização. Região do país em que vivem, cidade natal e até mesmo o bairro, em casos específicos de anúncios online, por exemplo.
Essa divisão é importante para entender as necessidades do público e como um produto/serviço pode atendê-las.
No Brasil, na região Sul e Nordeste, dois extremos do mapa, as soluções para abastecimento de água e para amenizar o calor, seguirão abordagens de campanha de marketing diferentes.
2. Segmentação demográfica
Esse é o tipo de segmentação de marketing mais comum. Separar um grupo seguindo quesitos demográficos inclui analisar: estado civil, renda, idade, número de pessoas na família, religião, profissão, nacionalidade, etc.
Da indústria alimentícia, passando pelo setor automotivo até o de consumo de produtos de beleza e vestuário, é fundamental traçar esse perfil com base na análise demográfica.
O comportamento de consumo das pessoas é amplamente influenciado por essas características.
3. Segmentação comportamental
O comportamento de uma pessoa em relação ao consumo de bens e serviço leva em consideração gostos pessoais, escolhas anteriores de soluções similares, preferências, etc.
Na segmentação de marketing comportamental, o uso e o conhecimento em relação ao produto são informações fundamentais.
Se os clientes conhecem e compreendem o potencial de um produto ou serviço, isso influencia, e muito, sua decisão de compra.
Dessa forma, suas estratégias de marketing vão ter direcionamentos específicos baseados nesses critérios. O público-alvo pode ser dividido em:
Quem conhece o produto/serviço;
Quem ainda não conhece o produto/serviço;
Ex-clientes do produto/serviço;
Clientes em potencial do produto/serviço;
Clientes atuais do produto/serviço;
Novos clientes do produto/serviço.
Outra forma de segmentar é seguindo critérios mais resumidos como fiéis, neutros e defensores da marca.
4. Segmentação psicográfica
O último tipo de segmentação de marketing é a psicográfica. Essa segmentação analisa a atitude, o estilo de vida e a personalidade das pessoas envolvidas.
São características subjetivas, mas ainda sim possíveis de serem identificadas. Muitas pessoas compartilham hábitos, atitudes e temperamentos em comum que constroem seu estilo de vida.
Conhecendo esses traços do público-alvo da sua empresa, as ações de marketing serão melhor elaboradas e terão os elementos que serão persuasivos para atingir os objetivos de venda.
Por exemplo, se a sua empresa atende o mercado de luxo, exclusividade, qualidade e as marcas farão a diferença para o cliente.
Já se os seus clientes valorizam o custo-benefício das soluções, apresentar argumentos de vendas convincentes é importante, pois qualidade também faz a diferença.