Sempre havia em casa uma montanha de papel picado, porque meu pai era encadernador. Ele e seus empregados, usando uma guilhotina, aparavam as páginas de centenas de livros, na primeira etapa de encadernação. Eu gostava de andar e dormir nas aparas. Passava parte do dia sobre elas. No Brasil não cai neve, mas eu tinha algo parecido para brincar.
Meu pai também costumava se deitar nas aparas. Quando não encadernava livros, lia-os. Foi com quem aprendi a gostar de ler. Seu filho mais velho, Mário, recebeu o nome de um dos personagens de Os miseráveis, de Victor Hugo, romance muito lido na época; o nome de minha irmã Lydia foi extraído de uma ópera; o de meu irmão Sylvio também veio de livros, Sylvio Pellico, escritor e político italiano, autor de Minhas prisões. O meu, Edmundo, pois Marcos é pseudônimo, meu pai retirou de O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, que ele lia, em 1925, quando vim ao mundo.
Na minha família todos tinham afinidade com as letras. Meu irmão mais velho publicava poesias numa revista de bairro, a Avenida Chic. Minha mãe, evangélica, era leitora da Bíblia e escrevia páginas religiosas, e Sylvio colecionava romances policiais. Sua vocação, porém, era a música. Tocava violão e compunha. O cinema falado, recém-surgido na época, popularizara a música americana em todo o mundo. Mário especializava-se em verter as letras para o português, fazendo sucesso nas festas familiares.
Meu principal encantamento, no entanto, era ouvir histórias contadas por meu pai. As mil e uma noites, um luxuoso volume que ele mesmo encadernara com papel aveludado. Aqueles contos maravilhosos, com suas ilustrações em arabesco e ainda o perfume do jardim da baronesa projetavam-me no espaço. Às vezes eu me colocava no lugar das personagens e, deixando a imaginação livre, modificava o destino delas, acrescentando-lhes novos lances. Era bom fazer isso. quem está contando a história
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Vc poderia ver se sabe algumas das minhas perguntas? preciso muito de ajuda! faz um ano e eu ganhei esse celularinho agora, e meu professor de inglês disse que eu tenho somente até segunda pra entregar (obs: eu não sei nada de inglês. )
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás