A morte celular é um evento comum durante o desenvolvimento embrionário, sendo necessária para descartar tecidos provisórios, como as membranas interdigitais e as células em demasia, como ocorre com os neurônios no processo de neurogênese. Além disso, acontecem mortes de células na vida após o nascimento, em que os organismos necessitam remodelar tecidos, eliminar células lesionadas, senescentes ou que representem alguma ameaça à saúde, como é o caso das células infectadas, tumorais ou auto-reativas.
ROBERTIS, E. M. de; HIB, J. Biologia celular e molecular . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
Assim, a respeito do assunto, analise as colunas a seguir e as relacione, atribuindo às estruturas suas respectivas descrições e funções.
Citoesqueleto
Endonucleases
Fosfatidilserinas
( ) Ocorre degradação e quebra de filamentos, assim, a célula em apoptose se torna arredondada e se desprende, perdendo o contato com as demais células adjacentes no tecido e da matriz extracelular.
( ) O material genético (cromatina) é clivado para, depois, ser agrupado em pequenas porções de núcleo no citosol.
( ) Macrófagos são atraídos por estas moléculas da monocamada externa, reconhecendo os corpos apoptóticos e, em seguida, realizam a fagocitose.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
2, 1, 3.
3, 2, 1.
1, 2, 3.
1, 3, 2.
2, 3, 1.
Respostas
respondido por:
36
Resposta:
1,2,3
Explicação:
A apoptose é o mesmo que a morte celular programada. Assim,compreender como ela é desencandeada se torna importante para entender como o organismo reage frente aos fatores deletérios e que podem causar doenças graves como o câncer.
bianca2660:
Espero que esteja certo
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás