1- Por que as sociedades antigas se preocupavam em contar o tempo? Como se baseavam para a
contagem do tempo?
Respostas
Resposta:
As descobertas arqueológicas indicam que em todas as civilizações antigas, desde os primeiros hominídeos, algumas pessoas estavam preocupadas com a medição do tempo, seja por motivos religiosos, agrícolas ou de estudo dos fenômenos celestes (uma forma antiga de astronomia).
Explicação:
Resposta:
Desde que o homem notou pela primeira vez o movimento regular do Sol e das estrelas, começou a se perguntar sobre a passagem do tempo.
A população pré-histórica registrou as fases da Lua, pela primeira vez, cerca de 30 mil anos atrás.
Desde então, a contagem do tempo tem sido a maneira pela qual a humanidade tem observado os céus e representado o progresso da civilização.
Explicação:
Os povos antigos dividiram o dia em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos, divisões que usamos até hoje.
Como a contagem do tempo está relacionada ao movimento de rotação da Terra, os primeiros relógios usavam a sombra de uma haste provocada pelo Sol.
A contagem se baseava na fundação da cidade italiana e foi instituída por Júlio César em 46 a.C. Desde essa época, ficou convencionado que o ano tinha 12 meses, com uma contagem similar à do calendário gregoriano, instituído na Idade Média e utilizado amplamente no Ocidente até hoje.
As pessoas contavam até sessenta e depois, quando precisavam contar números maiores, se usava um símbolo representando sessenta e outro para um, dois, daí por diante. ...
Os árabes contribuíram com os algarismos e os indianos, com o zero, que é muito importante na evolução do sistema numérico.
Até . . .