Sabemos que para trabalhar no berçário, devemos oferecer aos bebês diversas oportunidades, espaços e materiais, para que experenciem sensações, cores, cheiros e gostos diferentes... O brincar é a atividade mais importante para o desenvolvimento da criança. A área lúdica deverá oportunizar às crianças brincadeiras no chão, oportunidades para se arrastar, engatinhar, interagir com os outros e com diferentes materiais, trabalhando, assim, o sensórial, o social e o motor da criança.
Você, como professor de uma turma de berçário com crianças de 4 a 8 meses de idade, tem de responder quais as principais ações/práticas pedagógicas que desenvolveria a fim de potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças desde bebês?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Para a área sensório perceptiva do bebê, vamos trabalhar o paladar e o tato. Para desenvolver o paladar, oferecemos ao bebê alimentos com sabores diferentes, com consistências diferentes (pastoso, líquido, sólido), procurando sempre dar uma alimentação de aspecto agradável e dentro da dieta de cada bebê. E para desenvolver o tato, podemos utilizar diversas texturas, como:
- Táteis sobre a pele do bebê para que eles sintam texturas e temperaturas diferentes.
- Fazer cócegas ou carinho, despertando sensações agradáveis.
- Fazer movimentos de diversas posições com os bebês. Mantê-los em pé com apoio nas axilas (maiores de 6 meses), pular, embalar o bebê, balançar numa rede, etc.
- Trabalhar a visão e a audição, passeando com o bebê em lugares diferentes.Produzir sons dentro e fora da visão do bebê, fazendo-o seguir pessoas e objetos que se deslocam no ambiente físico.
Explicação:
O berçário é o primeiro contato do bebê com o ambiente escolar, sendo que, muitas vezes, os pais ficam inseguros quando colocam o seu filho na escola tão jovens, sem terem certeza que essa é considerada a ação mais correta para se fazer.
Desenvolvimento no berçario
A cultura escolar ainda está em processo evolutivo, sendo que ainda vai demorar um tempo para que as pessoas percebam que o berçário não é somente ambiente para cuidados, mas também ambiente para o desenvolvimento.
Os bebês nessa fase inicial precisam de estimulação, ou seja, necessitam descobrir o corpo, os movimentos, correspondendo ao período em que a criança faz descobertas e começa a engatinhar. Além disso, esse é o período que inicia o contato com os alimentos, sendo de fundamental importância a motivação para uma alimentação que faça bem o organismo.
Rotina no berçário
Normalmente, a rotina do berçário ocorre da seguinte forma:
- Café da manhã: leite
- troca
- estimulação
- fruta
- troca
- almoço
- soninho
- troca
- atividade de estimulação
- fruta
- troca
- soninho
É importante salientar que o momento da troca também pode ser um momento em que a estimulação ocorre, além do vínculo entre o cuidador e a criança.
No berçário uma das características da rotina, por a criança necessitar de mais descanso, são vários períodos para o sono. Essa rotina é fundamental para as crianças.
Nessa faixa etária os brinquedos também são diferenciados, sendo de total importância que sejam pensados a fim do desenvolverem suas potencialidade. Portanto, mobiles coloridos, mordedores, espaço para engantinhar são essenciais.
Quer saber mais sobre o berçário e o desenvolvimento infantil?
https://brainly.com.br/tarefa/51310779
https://brainly.com.br/tarefa/49523709