O processo de consolidação da criança como sujeito de direitos, e do brincar como um direito fundamental à infância, é relativamente recente na história da humanidade. Por isso, é necessário elaborar e implementar políticas para a garantia do brincar.
Imagine que você faz parte do corpo docente da Escola Violeta e recebeu a incumbência de ajudar a garantir o direito de brincar. Até o momento, a escola realizou uma edição da Semana Mundial do Brincar, envolvendo os estudantes dos anos iniciais. Porém, as demais ações relacionadas ao brincar estão restritas aos planejamentos de cada professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Considerando que a infância, no Brasil, compreende até os 12 anos, e conhecendo o contexto da Escola Violeta, elabore um projeto contendo três ações que promovam o brincar, prevendo:
- Objetivo de cada ação.
- Público envolvido (direta e indiretamente).
- Recursos necessários.
- Local de cada ação.
- Avaliação do projeto.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Possibilidades de ações do projeto: promoção da Semana Mundial do Brincar; criação de uma brinquedoteca comunitária na escola; Brincar para Todos (elaboração de jogos e brinquedos que incluam crianças com diferentes necessidades especiais); dia do brincar, com atividades lúdicas envolvendo toda a comunidade escolar; Projeto Recreio (elaboração e disponibilização de brinquedos e jogos para uso nos intervalos); oficinas de confecção de brinquedos, envolvendo familiares para a construção de objetos da época de sua infância; utilização de sucata; visitas a brinquedotecas públicas; entre outros.
- Objetivo de cada ação: implementar políticas para a garantia do brincar.
- Público envolvido (direta e indiretamente): estudantes dos dois segmentos do Ensino Fundamental, comunidade escolar, moradores do bairro.
- Recursos necessários: variados, dependendo da ação.
- Local de cada ação: além do ambiente escolar, pode-se prever - atividades nas ruas.
- Avaliação do projeto: ao final, avaliar fazer a avaliação com todos os envolvidos.