ME AJUDA :c
Um jovem dirigia seu carro de massa 1500 kg , trafegando numa pista reta, com velocidade constante de 54 km/h, quando avistou um obstáculo na pista. Passaram 1,2 s entre o instante em que o jovem viu o obstáculo e o instante em que ele pisou nos freios, iniciando a frenagem, com desaceleração constante igual a 15 m/s². Antes de o carro começar a frenagem, podemos afirmar que a intensidade da força resultante horizontal que atuava sobre o carro era?
A- negativa zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam no mesmo sentido com intensidades iguais.
B- negativa, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força de atrito a de maior intensidade.
C- nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.
D- positiva, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força aplicada pelo motor a de maior intensidade.
E- nula, pois não havia forças atuando sobre o automóvel.
Respostas
Utilizando conceitos de força resultante e aceleração, temos que a força resultante neste carro antes da frenagem era nula, letra E.
Explicação passo-a-passo:
Esta é uma questão bem simples que pode enganar muitas pessoas, note que ele pergunta qual a força resultante no carro ANTES de começar a frenagem, ou seja, a aceleração de 15 m/s² ainda não começou a fazer efeito no carro.
Note que no enunciado ele já diz que o carro estava com velocidade CONSTANTE de 54 km/h. Velocidade constante significa que a velocidade não varia, ou seja, a aceleração do carro era 0 m/s² antes da frenagem.
Sabemos que força é calculada por:
F = m . a
Força é massa vezes aceleração, então se antes da frenagem o carro estava a velocidade constante, e portanto aceleração 0, então esta força era de:
F = 1500 . 0 = 0
Assim a força resultante neste carro antes da frenagem era nula, letra E.