por que na prática as medidas tomadas após o estabelecimento da corte portuguesa no Rio de Janeiro representaram o fim do período colonial
Respostas
Com a transferência do aparato politico-administrativo português para o Brasil, a corte de Dom João VI assina tratados de suma importância para que o periodo colonial chegue ao fim.
Os tratados de 1808, 1810 e 1815.
O tratado de 1808, da abertura dos portos, acaba com o monopólio português sobre os produtos que entram no Brasil, o que representa uma quebra quanto ao modelo colonial.
Os tratado de 1810, de comércio e navegação, e de 1815, da amizade, assinados com a Inglaterra, buscavam estreitar as relações com o país europeu e abolir o trafico de escravos na costa africana, o que representaria uma mudança avassaladora no regime colonial.
A partir do momento que a corte se estabelece no Brasil, há o fenômeno chamado "inversão metropolitana", porque a colônia (Brasil), tecnicamente torna-se Metrópole.
Os investimentos de D Joao VI em museus, missões artísticas, modernização, trazem uma certa "europeização" ao Brasil. Chegava ao fim o periodo colonial.