• Matéria: Pedagogia
  • Autor: rejanefonsecarh
  • Perguntado 5 anos atrás

Ao realizar uma análise acerca de leis misóginas em diferentes países, a Revista Super Interessante demonstrou como o Estado trata de maneira desigual às mulheres em suas respectivas nações.
Percebe-se que ao menos 44 países desfavorecem as mulheres em suas constituições, como por exemplo: Sudão, Iêmen, Nigéria, Afeganistão, Congo, Nicarágua, Guiné, Mali, Japão, Israel, Argélia, China, Rússia, Madagascar, Síria, Egito, Paquistão, Arábia Saudita, Singapura, Índia, Bahamas, Líbano, Malta, Palestina.
Esse desfavorecimento aparece de diferentes maneiras, e os principais são: o
casamento rígido, menores oportunidades de emprego, impunidade dos crimes contra a mulher, falta de credibilidade da palavra da mulher, determinação do que elas podem vestir e estupro socialmente aceito.
O intuito dessa análise é desmisticar uma ideia de razoável circulação, de que a
desigualdade de gênero não existe mais, e que machismo é coisa do passado. Porém, ao olhar para esses dados, percebe-se que isso não corresponde à realidade.
Além disso, muitos países, ainda que estejam longe de índices ideais de igualdade de gênero, costumam acusar países cujas leis sejam mais conservadoras para exaltar sua própria cultura.
É de amplo conhecimento o fato de que as mídias e o jornalismo de destaque em
diversos países têm como premissa a imparcialidade ou neutralidade e a defendem
bastante. Ter tais pontos como premissa signica não omitir pontos de vistas diferentes daqueles da mídia em questão.
Considerando o texto apresentado e as diversas expressões do machismo, sexismo e misoginia nas sociedades ao redor do mundo, assinale a alternativa que realiza uma análise correta do ponto de vista do texto apresentado no que tange a neutralidade e a imparcialidade.


marciliagfernandes: obrigada
ma04rr: Dinada amiga, Tamos Justos nessa.

Respostas

respondido por: josemariacarlos2009
448

Resposta:

Da forma como se constrói, o texto dá a entender que nos países do mundo que não foram citados, o combate ao machismo é algo de extrema prioridade e a impressão à mulher na civilização humana só não ficou no passado realmente, por conta do atraso dos países citados.


simsantsil: bom no desafio nota máxima caiu essa mesma questão em duas perguntas com respostas diferentes no entanto as duas respostas citadas aqui pelos colegas estão corretas mas cada uma uma pergunta diferente vão prestar bastante atenção
JessicaSilveira22: CORRETO, pelo DNM!
guilhermeeve: Da forma como se constrói, o texto dá a entender que nos países do mundo que não foram citados, o combate ao machismo é algo de extrema prioridade e a opressão à mulher na civilização humana só não ficou no passado realmente, por conta do atraso dos países citados.
respondido por: heloisagoncalves745
125

A alternativa que realiza uma análise correta do ponto de vista do texto apresentado no que tange a neutralidade e a imparcialidade é: Da forma como se constrói, o texto dá a entender que nos países do mundo que não foram citados, o combate ao machismo é algo de extrema prioridade e a impressão à mulher na civilização humana só não ficou no passado realmente, por conta do atraso dos países citados. Lembrando que a alternativa pode variar.

O texto em questão, tem por finalidade mostrar que o machismo ainda é uma realidade vivenciada na grande maioria das culturas, em maior ou menor grau.

Talvez consideremos que a mulher já conquistou muita coisa, que pode trabalhar e andar livremente em muitas culturas, pelo em menos em países desenvolvidos. Somos acostumados a ouvir que a mulher pode conseguir tudo o que quer, pelo menos se tentar. Ou que a mulher não faz isso, não trabalha em determinada profissão, porque não quer.

Há exemplos de culturas, onde o machismo é escancarado, como vemos no texto em questão, e as proibições são duras, claras e inegociáveis.

Mas há também o machismo mascarado, aquele que se configura por piadas, por cantadas indesejáveis, onde a mulher é vista como boba, como objeto de desejo, inferior e dominável e tão somente isso.

Os preconceitos estão no dia a dia. Veja como são tratadas mães solteiras, mulheres que nunca casaram ou tiveram filhos, mulheres que são felizes ao trabalhar com a sensualidade de seu corpo. Observe os comentários, veja que o machismo é real.

Continue aprendendo sobre temas temas relacionados:

https://brainly.com.br/tarefa/1741643

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares