janete entrou em trabalho de parto. No medida em que ia passando, havia aumentado a dilatação utermina que resultou no nascimento do bebê em cerca de 5 horas após a concentrações. No mesmo dia, Janete começou a amamentar o bebê cpm leite materno. Ela produziu bastante leite e o bebê estava bem, até que um sério problema de saúde familiar lhe deixou bastante apreensiva, Janete está preocupada e em nível de estrese alto. Em alguns dias em que sua produção de leite havia diminuído muito e precisou suplantar a alimentação do bebê com fórmulas lácteas.
Essa situação remete ao hormônio ocitocina. Pensando nisso responda.
1 ) Onde é produzido esse hormônio e que libera?
2) De que forma o organismo produz esse hormônio durante o trabalho de parto? Que mecanismo de controle é esse?
3) que mecanismo pode estarenvolvido com a queda na produção de leite vivenciada por Janete? Explique
Respostas
1) Tal hormônio é produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise posterior.
2) A ocitocina, que é liberada pela neuro-hipófise, durante esse período, é responsável por acelerar as contrações uterinas, o que auxilia o processo de parto.
3) Por estar apreensiva, provavelmente houve uma maior liberação de cortisol na corrente sanguínea, o que gerou um feedback negativo para a produção de ocitocina, comprometendo a amamentação, já que este hormônio está também relacionado com a ejeção do leite materno.
Sobre a 2, especificamente acerca do mecanismo, encontrei isto em um site, espero que ajude:
"Quando a gravidez se inicia, ainda não existem receptores para a ocitocina — esses receptores vão se desenvolvendo no útero e em outros locais do corpo ao longo da gestação. No momento do trabalho de parto, a ocitocina se liga a esses receptores, levando à contração do músculo uterino e ao relaxamento do colo do útero, de modo a facilitar a saída do bebê."
"Ainda não se sabe ao certo o que estimula a liberação da ocitocina para o início do trabalho de parto. No entanto, acredita-se que o fato se deve a algum estímulo hormonal liberado pelo bebê ainda no útero."
Talvez seja mais útil esta info que encontrei em outro site:
"Sua ação no trabalho de parto é desencadeada pela pressão que o feto faz sobre o cérvix, quando se encaixa no final da gestação. Essa pressão ativa sinais que chegam ao hipotálamo, estimulando a liberação da ocitocina, que causa contrações."