Dê exemplos de famílias oligárquicas que comandavam o quadro social econômico de Goiás no período imperial e na República?
Respostas
Exemplos de famílias oligárquicas que comandavam o quadro social econômico de Goiás no período imperial e na República Velha são os da família Bulhões, Caiado e Jardim, de modo que os interventores de Vargas relataram as dificuldades encontradas em prol do poder dessas famílias.
As famílias oligárquicas que comandavam o cenário sociopolítico de Goiás detinham o capital advindo da agricultura e da pecuária, possuíam terras e riquezas necessárias para interferir nas decisões e na política local de forma significativa.
Apesar da Independência do Brasil, em XIX, não houve mudanças no quadro social econômico do Brasil, e as famílias oligárquicas continuavam no poder.
No período Imperial podemos citar alguns que comandaram: Álvaro José Xavier, Caetano Maria Lopes Gama, João Bonifácio Gomes de Siqueira, etc.
Em Goiás na república podemos citar Bulhões, os Fleury e os Caiado, que permaneceram no poder até o século XX, sendo atrelados ao coronelismo e aos vícios eleitorais.
O coronelismo tinha como base os coronéis que mandavam nas suas regiões, eles detinham de todos os poderes administrativos.