1) “Tendo em mente a ideia de que uma ligação representa o compartilhamento de um par de elétrons, Lewis desenvolveu um método para representar estruturas. Em suas representações, chamadas estruturas de Lewis, os elétrons ocupam o ponto central.” Para fazer construir as estruturas de Lewis e representarmos as ligações covalentes (compartilhamento de elétrons) é necessário seguir os seguintes passos:
• 1. Representação da ligação covalente por um traço.
• 2. Disposição dos elementos a se ligaram covalentemente.
• 3. Pareamento dos elétrons formando a ligação covalente.
• 4. Disposição dos elétrons de valência de cada um dos elementos.
Assinale a opção que apresenta a ordem correta dos passos que devem ser realizados para a montagem da estrutura de Lewis.
Alternativas:
a) 2 - 4 - 3 - 1.
b) 1 - 2 - 3 - 4.
c) 4 - 2 - 3 - 1.
d) 3 - 4 - 1 - 2.
e) 2 - 4 - 1 - 3.
2) “A asparagina é um aminoácido não essencial que compõem diversas proteínas em nosso organismo, inclusive está presente na molécula do DNA (ácido desoxirribonucleico). Esse aminoácido foi o primeiro a ser isolado, em 1806, pelos químicos franceses Louis Nicolas Vauquelin e Pierre Jean Robiquet a partir de extratos de aspargos, nos quais o mesmo é abundante. Assim, o nome asparagina deriva do vegetal do qual a mesma foi isolada pela primeira vez.” A estrutura química da molécula da asparagina está apresentada a seguir.
Assinale a alternativa que contemple, corretamente, o número de ligações do tipo p (pi) na molécula da asparigina.
________________________________________
Alternativas:
a) 1.
b) 2.
Alternativa assinalada
c) 3.
d) 4.
e) 5.
3) “A geometria da molécula é sempre definida pelo átomo central. Segundo a teoria da repulsão eletrônica dos pares de elétrons de valência (REPEV), para definirmos essa geometria, devemos analisar o número de regiões de elétrons ligantes e, o número de pares de elétrons não ligantes disposto no átomo central. Diferente da química inorgânica, onde diversas geometrias são possíveis, na química orgânica apenas três dessas são encontradas. Assim, quando um átomo de carbono tem hibridização sp3, ele assumirá uma geometria tetraédrica, quando sua hibridização for sp2, sua geometria será trigonal e quando tiver hibridização sp, a geometria apresentada será linear.”
Sobre geometria molecular, associe as geometrias moleculares contidas na coluna A com os diferentes tipos de estruturas químicas representadas pelas moléculas orgânicas contidas na coluna B.
COLUNA A COLUNA B
I. Trigonal Plana 1. Molécula do metano
II. Linear 2. Molécula do metanal
III. Tetraédrica 3. Molécula da etanonitrila
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Alternativas:
a) I-1; II-2; III-3.
b) I-2; II-1; III-3.
c) I-3; II-1; III-2.
d) I-2; II-3; III-1.
e) I-3; II-2; III-1.
4) A compreensão e definição sistemática dos conceitos de acidez e basicidade passou por um longo processo histórico, iniciado pelo químico Svante Arrhenius. Para ele, ácido era toda substância que, em meio aquoso, formava o íon hidrônio e, base toda substância que, em meio aquoso, formava o íon hidróxido. Apesar do extraordinário avanço de Arrhenius em suas concepções, sua teoria apresentava algumas limitações. Com isso, os pesquisadores Brönsted e Lowry, de forma independente, aperfeiçoaram a teoria, interpretando a acidez e basicidade à luz do equilíbrio químico de um par conjugado ácido-base.
A respeito do equilíbrio químico estudado por Brönsted e Lowry, complete as lacunas da sentença a seguir:
A constante de equilíbrio de ____________ pode ser expressa pelo símbolo Ka e equacionada de modo à demostrar a proporcionalidade entre ____________ (parte dissociada [A-]) e ____________ (parte não dissociada [HA]). Porém, para conseguirmos relacionar matematicamente essa constante (Ka) com o valor de pH é mais conveniente utilizarmos pKa, que nada mais é do que – log Ka. Essa relação matemática entre pH e pKa é denominada ____________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente.
Alternativas:
a) uma base/ o ácido conjugado/ a base/ equação de Henderson-Hasselbalch
b) um ácido/ a base conjugada/ o ácido/ equação de Henderson-Hasselbalch
c) uma base/ a base conjugada/ o ácido/ equação de Arrhenius
d) um sal/ o ácido conjugado/ a base/ equação de Van der Waals
e) um ácido/ a base conjugada/ o ácido/ equação de Arrhenius
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
1 - a) 2 - 4 - 3 - 1.
2 - b) 2.
3 - d) I-2; II-3; III-1.
4 - b) um ácido/ a base conjugada/ o ácido/ equação de Henderson-Hasselbalch
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás