Respostas
Resposta:
O resumo de TCC ou abstract (termo em inglês) é uma parte fundamental do trabalho e nela deve estar, de maneira resumida, as informações gerais sobre o trabalho. O resumo aparece logo no início do trabalho, após o título.
O resumo de TCC segue as normas da ABNT (NBR 6028) e pode variar um pouco, dependendo do trabalho acadêmico. Portanto, o ideal é consultar o manual antes de começar a fazer.
Como fazer um resumo de TCC?
O resumo do trabalho de conclusão de curso é uma parte do texto essencial e que deve conter os pontos principais da pesquisa. Para isso, devemos ser bem diretos e completos na abordagem. Por esse motivo, é ideal escrevê-lo no final.
Os resumos, geralmente, servem para os pesquisadores lerem e entenderem melhor o recorte do trabalho.
1. Quantas palavras deve ter um resumo de TCC?
O resumo de TCC, segundo as normas da ABNT, deve conter até 150 palavras. Há outros tipos de trabalhos acadêmicos (por exemplo, o artigo) em que o número pode variar (de 100 a 500 palavras).
2. Quantas palavras-chave deve ter um resumo de TCC?
De acordo com as regras da ABNT, o resumo deve conter no mínimo 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
3. Quais os tempos verbais utilizados no resumo?
Os verbos utilizados em um resumo devem estar na voz ativa, e o texto escrito em terceira pessoa do singular (ele; ela).
4. Qual a formatação do resumo do TCC?
Parágrafo: o resumo deve ser escrito em um único parágrafo;
Fonte: as fontes aceitas são a Arial ou a Times new roman;
Tamanho da fonte: ambas com tamanho 12;
Espaçamento: o espaço entre as linhas é simples;
Título: a palavra RESUMO deve ser escrita em letras maiúsculas e estar em negrito;
O que escrever no resumo de TCC?
O resumo de TCC é uma pequena parte do trabalho, mas nem por isso não deve seguir uma estrutura. Na verdade, algumas questões devem estar bem clarificadas nessa parte, por exemplo:
Tema: trata-se do assunto que será abordado. É necessário citar o problema e o contexto relacionado a ele.
Objetivo(s): deve-se apontar o objetivo do trabalho, da pesquisa realizada. Ou seja, citar qual o propósito principal.
Metodologia: no resumo também deve estar, se necessário, a metodologia (por exemplo, o tipo de pesquisa realizada) que foi utilizada para a investigação.
Considerações finais: as considerações finais ou a conclusão da pesquisa deve estar, de maneira muito sucinta, nessa parte do texto. Pode-se mencionar os resultados obtidos, por exemplo.
Palavras-chave: as palavras-chave são alguns termos que se destacam na pesquisa e devem estar no final do resumo. Por meio da leitura, o leitor logo entende o foco do trabalho.