• Matéria: Geografia
  • Autor: matheusrentz878
  • Perguntado 5 anos atrás

1. (Uece 2018) Considerando os movimentos que configuram uma nova Geografia do território brasileiro, é correto afirmar que unta sem título *

1 ponto

a) a pequena complexidade funcional da rede urbana brasileira associa-se a um padrão de interações espaciais eminentemente regional, visto que o país está estruturado em torno de metrópoles que articulam relações de limitada abrangência espacial.

b) mesmo com o desenvolvimento da produção agrícola no Brasil, algumas regiões ainda não foram incorporadas pelos novos padrões modernos da produção e do consumo, em especial as regiões Nordeste e Norte do país, onde inexiste agricultura moderna e mecanizada.

c) é indiscutível a existência da integração plena do território brasileiro, para a qual os meios de transporte naval, aéreo e rodoviário contribuem de igual maneira.

d) a despeito dos ciclos sucessivos de crescimento econômico regional, instaurou-se no Brasil, a partir da segunda metade do século XX, a expansão de uma economia realmente nacional quando a hegemonia da região Sudeste sobre as demais regiões não pôde mais ser contestada.

A Amazônia legal é composta por oito estados (Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins) e parte do estado do Maranhão, os quais totalizam cerca de vinte milhões de habitantes com um perfil progressivamente urbano (60% da população da Amazônia legal), caracterizado por um crescimento vegetativo de sua população e no qual as migrações são intrarregionais, flutuando de zonas rurais para as urbanas e rural-rural, sendo este último uma resposta à conversão de novas áreas para pastagem e grãos, como, por exemplo, Rondônia-Roraima e Rondônia-Amazonas.

FERREIRA, M. et SALATI. Forças de transformação do ecossistema amazônico. Estudos Avançados 19 (54), 2005, p. 27. Adaptado.

2. (Ufpa 2016) De acordo com o texto, a referida área representa: *

1 ponto

a) território dinâmico sob o aspecto social e econômico.

b) ambiente para exploração irrestrita dos recursos naturais.

c) região com elevada suscetibilidade aos eventos extremos.

d) conjunto de estados que optaram pelo desenvolvimento sustentável.


euheeuheeu: 1- d) a despeito dos ciclos sucessivos de crescimento econômico regional, instaurou-se no Brasil, a partir da segunda metade do século XX, a expansão de uma economia realmente nacional quando a hegemonia da região Sudeste sobre as demais regiões não pôde mais ser contestada.
seila8787: USEM MEU CODIGO NO PICPAY PRA GANHAR 10 R$ DE GRAÇA !! ECL3Z2

Respostas

respondido por: euheeuheeu
105

Resposta:

1- d) a despeito dos ciclos sucessivos de crescimento econômico regional, instaurou-se no Brasil, a partir da segunda metade do século XX, a expansão de uma economia realmente nacional quando a hegemonia da região Sudeste sobre as demais regiões não pôde mais ser contestada.

2- a) território dinâmico sob o aspecto social e econômico.

Explicação:


mapleh: certinho (。•̀ᴗ-)✧
respondido por: Sabrinaalmeid4
5

1 - d) a despeito dos ciclos sucessivos de crescimento econômico regional, instaurou-se no Brasil, a partir da segunda metade do século XX, a expansão de uma economia realmente nacional quando a hegemonia da região Sudeste sobre as demais regiões não pôde mais ser contestada.

O sudeste tem tido um crescimento muito avançado desde o século XX, principalmente com a chegada de indústrias que ocorreu principamente no Rio de janeiro, atraindo pessoas de todo o Brasil para essa cidade, fazendo com que ocorresse uma explosão populacional nesse ambiente.

2 - a) território dinâmico sob o aspecto social e econômico.

Um território dinâmico é um território que muda constantemente com as transformações feitas principalemnte pelo ser humano, é imprescindível entender que quanto mais moldamos o espaço, mais dinâmico o mesmo se torna.

Os aspectos econômicos e sociais indicam principalmente a dinâmica ocoasionada pelo ser humano e suas múltiplas facetas em transformação.

Aprenda mais:

https://brainly.com.br/tarefa/6331497

Anexos:
Perguntas similares