De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), o Brasil registrou aumento expressivo no uso de internet durante a pandemia de Covid-19, especialmente entre as camadas mais pobres da população.
Como era de se esperar, o crescimento foi puxado principalmente pela adesão às ferramentas de compras online, seguido pelos serviços de streaming de vídeo e áudio.
O levantamento considerou os hábitos online de 100 milhões de usuários maiores de 16 anos entre junho e julho de 2020. O acesso aos serviços virtuais foi avaliado com base em recortes de gênero, região e renda, esta última dividida em cinco categorias:
A: parcela mais rica da população
B: classe média-alta
C: classe média-baixa
D: trabalhadores de baixa renda
E: desempregados e pessoas em situação de extrema pobreza
Com base no gráfico, responda as seguintes questões:
a) Indique, a partir do gráfico, as principais informações que podem ser observadas, em pelo menos duas das seguintes categorias: Região, Sexo, Faixa Etária, Grau de Instrução e Classe.
b) Considere a situação que você é responsável pela venda de smartphones de maneira online, e precisa focar seu marketing em algum grupo consumidor. Utilize as informações disponibilizadas no gráfico para auxiliar em sua tomada de decisão relativa à escolha desse grupo consumidor.
Respostas
Resposta:
Vou colocar sobre as categorias que tiveram mais destaque: que foram o sexo feminino, a faixa etária de 35 à 44 anos.
Com base nisso dá pra escolher a categoria para para vender o smartphone.
Explicação:
a) Percebe-se que durante a pandemia, a região Sudeste apresenta maior usuários acessando se comparado com as demais regiões. No entanto, comparando o TIC domicílio de 2018 e o painel durante a Covid-19 entre si, tivemos um crescimento maior no Nordeste e Centro Sul, com crescimento de 23% dos usuários.
No quesito sexo, a população feminina apresentou destaque. Verificando a questão da faixa etária, a pesquisa demonstra predomínio de indivíduos de 25 a 34 anos. Pessoas de nível superior representam a parcela de 77%, devido sobretudo a modalidade virtual adotadas pelas faculdades. Classe AB na pesquisa obteve 83% da pesquisa em relação ao parâmetro classe social.
b) Baseado na pesquisa, caso eu fosse responsável pela venda de smartphones de maneira online, focaria nos grupos de maiores destaques da pesquisa, como nicho voltado para mulheres de 24 a 34 anos, de classe média AB.
Bons estudos!