Na oralidade para além da gramática o imperativo para o bom uso da língua é que os envolvidos numa situação de comunicação se compreendam. Falantes competentes de uma língua são aqueles
Respostas
Resposta:
A asserção I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I
Explicação:
A asserção I é verdadeira, pois uma linguagem carregada de termos técnicos é um impeditivo para que um falante seja compreendido na comunicação oral, a exemplo em notícias e reportagens em TV ou outros tipos de mídia
A asserção II é verdadeira e justifica corretamente a I, pois ainda que o exemplo de "juridiquês" apresentado, segundo as determinações da gramática normativa e/ou tradicional, seja um enunciado adequado e correto, a depender de com quem se esteja falando haverão falhas na comunicação.
Na oralidade o bom entendimento do modo imperativo é essencial para o bom uso da língua e para que os interlocutores entendam o contexto da frase/oração.
De acordo com as assertivas apresentadas, podemos dizer que a asserção I é verdadeira, uma vez que uma linguagem carregada de termos técnicos é algo que impede a plena compreensão na comunicação oral, uma vez que quem é de fora do nicho daquela linguagem não compreenderia a mensagem.
A asserção II também é verdadeira e justifica corretamente a I, pois ainda que o exemplo de "juridiquês" apresentado seja um enunciado correto, dependendo de com quem se está falando haverá falhas na comunicação.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/24776847