O trecho abaixo faz parte de uma carta datada em 30 de setembro de 1789 por um morador anônimo da comarca do Rio das Mortes, em Minas Gerais, para um destinatário residente na Cidade do Porto, em Portugal. Leia-o com atenção para responder à questão 2.
(...) Passados alguns dias entrou a correr uma notícia surrateira; a de que havia entre eles ajuste de um levantamento nestas Minas para serem despostos o governo e o general que as governa (ao qual haviam de matar, acrescentavam alguns) ; diversos ministros seriam corridos da capitania, devendo ficar governada como república pelos cabeças desta maldita idéia, que tudo fariam e disporiam à sua eleição, tanto no eclesiástico como no secular.(...)”; “(…) Preso Joaquim Silvério dos Reis, sujeito que não é do tempo de V. Mercê (...) Dizem alguns que foi o inventor de toda esta máquina e que meteu aos mais nesta tragédia e depois foi denunciar ao General desta capitania o Exmo. Vice-Rei dizendo que lhe descobria um negócio de grande importância e muita utilidade de Sua Majestade pelo qual lhe requeria prêmio ou perdão do que devia do contrato que trazia (...) A denúncia foi aceita e logo que a deu foi preso na fortaleza da Ilha das Cobras (...)”; “(...) Foi preso Luiz Vieira, cônego na cidade de Mariana. Dizem que a sua culpa se limita a terem-lhe achado o livrinho francês, relativo ao levante desta terra, no qual se diz que podiam os habitadores viver sobre si, sem dependência do comércio para o nosso Reino, à imitação de que fizeram os americanos aos ingleses.
2. Ao redigir a carta, qual foi a intenção do autor em relação à conspiração que se levantava contra o poder local em Minas Gerais? Procure justificar a sua resposta utilizando palavras e/ou expressões presentes no documento.
Respostas
respondido por:
33
Resposta:
- Havia uma conspiração (ajuste) para depor o governo dos portugueses sobre as Minas, inclusive até matando seus líderes: ("ajuste de um levantamento nestas Minas para serem despostos o governo e o general que as governa (ao qual haviam de matar, acrescentavam alguns").
- Que os lideres dessa revolta ("maldita ideia", segundo o autor da carta) instalariam uma república na região, e que os líderes dela seriam os novos governantes: ("devendo ficar governada como república pelos cabeças desta maldita idéia").
- Que o líder e inventor da revolta que se armava estava preso (Silvério dos Reis) mas ele resolveu denunciar ao general que governava a capitania sobre o plano e as outras pessoas que participavam em busca de perdão para si. Porém mesmo assim ele foi mantido preso na Ilha das cobras: ( "Preso Joaquim Silvério dos Reis, sujeito que não é do tempo de V. Mercê (...) Dizem alguns que foi o inventor de toda esta máquina e que meteu aos mais nesta tragédia e depois foi denunciar ao General desta capitania o Exmo. Vice-Rei dizendo que lhe descobria um negócio de grande importância e muita utilidade de Sua Majestade pelo qual lhe requeria prêmio ou perdão do que devia do contrato que trazia (...) A denúncia foi aceita e logo que a deu foi preso na fortaleza da Ilha das Cobras")
- Também foi preso outro líder da revolta (Luiz Vieira, cônego da cidade de Mariana), com o qual acharam um livro que inspirava a revolta: um livro sobre a independência americana em relação aos ingleses (Estados Unidos), com o que acabou a dependência econômica deles com a Inglaterra.Eles pretendiam fazer o mesmo nas Minas: (“Foi preso Luiz Vieira, cônego na cidade de Mariana. Dizem que a sua culpa se limita a terem-lhe achado o livrinho francês, relativo ao levante desta terra, no qual se diz que podiam os habitadores viver sobre si, sem dependência do comércio para o nosso Reino, à imitação de que fizeram os americanos aos ingleses.")
Explicação:
mssouzaschmidt:
vlw
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás