• Matéria: ENEM
  • Autor: felipe456321
  • Perguntado 5 anos atrás

A menininha da lua

Era uma vez uma menininha que não tinha nem mãe, nem pai, nem avô, nem avó. Ela era sozinha no mundo. E como era ainda muito pequena, um rico mercador a levou para sua casa, dizendo que iria cuidar dela. Ele lhe dava um pouco de comida, e a deixava dormir na palha do estábulo. Mas, para isso ela tinha que lavar a louça e o chão, cozinhar, lavar a roupa, cuidar das crianças e do rebanho. O mercador era avarento e mau. Sua mulher, mais ainda. Num dia de inverno, a mulher do mercador mandou a menina buscar água. Como o chafariz estava congelado, a garota tinha de ir até o lago, a boa distância. Ela se muniu de um balde e uma machadinha e partiu. Fazia muito frio, um frio de rachar. A menina quebrou o gelo para fazer um buraco e tirar a água. Depois, pegou o caminho de volta, levando o balde cheio. Mas, justamente quando ia chegando bem perto da casa do mercador, escorregou e derramou toda a água. A menininha começou a chorar. Já não tinha forças para voltar ao lago; sem água ela não se atrevia a aparecer na casa do mercador. Sentou-se então na soleira, muito triste, olhando o pôr-do-sol. – Oh, claro sol! Tu olhas a minha infelicidade, e não vens em meu socorro. Leva-me contigo para o céu! Mas o sol se escondeu atrás de uma montanha bem alta, e de repente, já era noite. Logo a lua de prata veio se balançar no céu. – Oh, clara lua! Tu também não virás em meu socorro? Leva-me embora daqui, onde está escuro e frio, onde há um mercador mau, e sua mulher pior ainda! A lua ouviu-a e desceu à terra. Era um belo moço vestido de prata. Mas imediatamente atrás dele vinha também o sol: parecia um belo moço todo vestido de ouro. Esse jovem recém-chegado disse ao moço-lua: – Por que desceste à terra, se tens de brilhar a esta hora? – Vim buscar esta menina, que não tem nenhuma alegria na terra. Vou leva-la para o céu, disse a lua. – Não. Sou eu que vou levar a menina, disse o sol. Foi a mim que ela chamou primeiro. Mas o moço-lua fez um sinal negativo: – Sim meu irmão, foi a ti que ela chamou primeiro. Mas não vieste. Só desceste depois que ela chamou a mim. Vieste tarde demais. Eu, sim, cheguei em tempo. E é por isso que quem vai levar a menina sou eu. Tendo dito isso, pegou a menina nos braços e a levou embora para o céu

Em seguida, no word ou no caderno, a caneta azul ou preta, com letra legível, fazer a análise da obra de acordo com o esquema a seguir:

qual o tipo de narrador aparece na obra?

quais sãos personagens?

qual o tempo da narrativa?

qual o espaço da narrativa?

em poucas palavras sintetize o enredo do conto.

Respostas

respondido por: vitorirodriguespaz
0

Resposta:

Narrador observador

Menininha, rico mercador, mulher do mercador, o Sol...

Explicação:

Narrador observador, porque ele apenas narra e não participa da história.

As demais respostas vocÊ encontra fazendo a leitura do texto. Mas vou deixar algumas definiçoes que irão lhe ajudar com isso. ;)

Espaço:

trata-se do local onde se passa a narrativa. As ações podem se desenrolar em um espaço físico, em um espaço social ou em um espaço psicológico.

Tempo:

o tempo se refere à duração das ações da narrativa e desenrolar dos fatos na história.

Enredo:

trata-se da trama onde as ações se desenrolam. O enredo é formado pelos acontecimentos ocorridos em determinado tempo e espaço que são vivenciados pelas personagens.  

Personagens:

existem as personagens principais que são essenciais para o enredo. Elas podem ser protagonistas que desejam, tentam, conseguem algo, ou antagonistas que dificultam, atrapalham e impedem que algo aconteça.  As personagens secundárias desempenham papéis menores, podendo ser coadjuvantes, quando ajudam as personagens principais em ações secundárias, ou figurantes, ajudam na caracterização de um espaço social.

Narrador:

O narrador é quem conta a história. Existem três tipos de narrador: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente.

Narrador observador – o narrador observador narra os fatos em 3ª pessoa e mantém uma narrativa imparcial e objetiva. Ele conhece os fatos, mas não participa das ações, de modo que conta a história sem se envolver diretamente com ela. Embora tenha conhecimento das ações, o narrador observador não conhece o íntimo das personagens.  

Narrador personagem – o narrador personagem conta a história na 1ª pessoa, a partir do seu ponto de vista enquanto personagem, transmitindo suas emoções e deixando a narrativa mais subjetiva. Esse tipo de narrador tem conhecimentos limitados sobre as outras personagens e sobre o enredo como um todo. Ele conhece apenas os próprios pensamentos e as ações que também faz parte.  

Narrador onisciente – o narrador onisciente usa tanto a narração em 3ª pessoa quanto em 1ª pessoa. Há momentos na narrativa em que a voz do narrador se confunde com a voz dos personagens, pois esse tipo de narrador conhece as personagens e o enredo como um todo, nos mínimos detalhes.

Perguntas similares