qual rainha acabou com a escravidão do Brasil
Respostas
Resposta:A princesa Isabel é uma das figuras da família real que mais geram debates, por conta das polêmicas que envolvem seu nome. Enxergada como a redentora por uns e criticada por outros, por não ter agido mais energicamente contra a escravidão no Brasil, a princesa Isabel foi a responsável por assinar as leis do Ventre Livre e Áurea, em 1871 e 1888, respectivamente.
Explicação:
A abolição do trabalho escravo não foi resultado da bondade da princesa, mas foi resultado da luta do movimento abolicionista, dos escravos e de uma parcela da sociedade brasileira durante a década de 1880. O mérito da princesa está no fato de ter assinado um documento que seu pai, provavelmente, nunca teria coragem de fazer, uma vez que manteve-se extremamente neutro nessa questão ao longo de sua vida.
A historiadora Mary del Priore, por exemplo, relata que ela abrigou escravos em sua residência uma única vez e que apresentou seu posicionamento acerca da questão apenas quando a abolição parecia ser inevitável. Mary del Priore ainda traz uma crítica de Rui Barbosa à princesa, falando que a mudança de postura dela e seu apoio à causa abolicionista não era generosidade, mas política