• Matéria: História
  • Autor: diannytarcioipereira
  • Perguntado 5 anos atrás

gente por favor me ajudem


fichamento de A REVOLUÇÃO INGLESA capítulo 1

me ajudemmmm​

Respostas

respondido por: limavictoria04
1

Resposta:

A Revolução Inglesa pode ser dividida em quatro fases principais:

   A Revolução Puritana e a Guerra Civil, de 1640 a 1649;

   A República de Oliver Cromwell, de 1649 a 1658;

   A Restauração da dinastia Stuart, com os reis Charles II e Jaime II, de 1660 a 1688;

   A Revolução Gloriosa, que encerrou o reinado de Jaime II e instituiu a Monarquia Parlamentarista.

Como duas revoluções - Puritana e Gloriosa - aconteceram num curto espaço de tempo, esta fase também é chamada de "Revoluções Inglesas", no plural.

Estas tiveram como objetivos: limitar o poder do rei através do Parlamento, garantir a liberdade religiosa para os anglicanos e impedir a restauração do catolicismo na Inglaterra.

Revolução Puritana e Guerra Civil

Durante o reinado de Charles I houve uma disputa acirrada pelo poder entre o rei e o Parlamento.

O monarca julgava que somente o rei deveria dirigir a nação, dispensando a ajuda das câmaras parlamentárias. Devido a esta briga, o rei Charles I dissolveu o Parlamento três vezes em 4 anos de reinado.

No entanto, ele tinha o desejo de unificar as igrejas da Escócia e da Inglaterra, impondo aos escoceses o Book of Common Prayer (Livro de Oração Comum). A igreja da Escócia, contudo, se rebela contra esta ordem e o rei decide entrar em guerra contra os opositores.

Para isso, ele precisava de dinheiro, e para obtê-lo, queria aumentar os impostos. Isto, no entanto, deveria ser aprovado pelo Parlamento. Seguiu-se, então, uma disputa sobre quem deveria ter autorização para aumentar impostos. Deveria ser o rei, que governava segundo o Direito Divino? Ou o Parlamento que representava os setores da nação?

Após muitas ameaças, o monarca e o Parlamento organizam exércitos que se enfrentam em guerra civil e culminam na derrota do rei Charles I.

Por isso, a burguesia só via com bons olhos o fortalecimento da religião protestante, pois esta defendia a limitação do poder do monarca através do Parlamento.

Desta maneira, o católico Jaime II sempre foi visto com desconfiança. O Parlamento conspira para que o trono seja entregue a seu sobrinho Guilherme de Orange que havia se casado com sua filha e herdeira, a princesa Maria.

Sem apoios na Inglaterra, Jaime II foge para França. Por sua vez, Guilherme e Maria são recebidos como reis na Inglaterra. Em seguida é instituída a monarquia parlamentarista que limita consideravelmente o poder do soberano no governo.

Explicação: espero ter ajudado


diannytarcioipereira: já tô te seguindo
diannytarcioipereira: kakaka
diannytarcioipereira: No YouTube tbm tô te seguindo!♡
diannytarcioipereira: e aqui tbm kakakaka
diannytarcioipereira: prazer meu nome é bela
limavictoria04: brigada
limavictoria04: prazer meu nome eh vitoria eu jogo roblocs hahahahaaaaaaaa
diannytarcioipereira: ksksskskk
diannytarcioipereira: Esse é seu cachorro na foto??
diannytarcioipereira: Ele é tão bunitin
Perguntas similares