• Matéria: Pedagogia
  • Autor: anaclaracpa18
  • Perguntado 5 anos atrás

- Historicamente a psicologia apresentou diferentes concepções para explicar os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Segundo Oliveira (2011) estas concepções podem ser identificadas em três correntes: inatismo, ambientalismo e interacionismo. Sintetize as principais ideias de cada uma delas.

Respostas

respondido por: mjavo
2

Resposta:

Inatismo: enfatiza a espontaneidade das transformações das capacidades psicológicas do individuo sustentando que dependeriam pouco da  influência de fatores externos a ele. Bastaria alimentar um processo de maturação e as aptidões individuais, estariam prontas e guiariam o comportamento do sujeito. Essa corrente tem como concepção de que a educação da infância bastaria apenas regar as sementes para que essas desabrochem suas aptidões. Sendo essa corrente de pensamento ainda hoje forte na educação infantil.

Ambientalismo: considera o ambiente como principal elemento de determinação do desenvolvimento humano. De acordo com essa corrente o homem tem plasticidade pra adaptar-se a diferentes situações de existências, aprendendo novos comportamentos, desde que lhes sejam dados condições favoráveis. Essa concepção na educação infantil promoveu criação de muitos programas de intervenção sobre o cotidiano e a aprendizagem da criança, em idades cada vez mais precoces. Essa visão minimiza a iniciativa da pessoa, pelo fato das reações de vários sujeitos submetidos à pressão de um mesmo meio social não serem iguais.

Interacionalismo: corrente que advoga a existência de uma relação de recíproca constituição entre indivíduo e meio. Assim o desenvolvimento humano, segundo essa corrente não decorre da ação isolada de fatores genéticos que buscam condições para o seu amadurecimento , nem de fatores ambientais que agem sobre o organismo controlando seu comportamento, mas sim das trocas recíprocas que se estabelecem toda vida entre indivíduos e meio, cada aspecto influindo sobre o outro. Assim ao mesmo tempo em que a criança modifica seu meio ela é modificada por ele, adotando formas culturais de ação que transformam sua maneira de expressar-se, pensar, agir e sentir.

Explicação:

respondido por: yohannab26
0

Os principais paradigmas do aprendizado podem ser classificados em :

  • Inatismo:

Essa ideologia, ou teoria inatista, tem como base fundamental as características e capacidades inerentes de cada ser humano como, a personalidade, comportamento, formas de pensar, crenças, são inatas. Em outras palavras, essas características são inerentes ao ser humano desde seu nascimento manifestando-se ao decorrer de sua maturidade.

Levando para outra análise da psicologia, pessoas que são instruídas a seguir esse processo de aprendizado tende a possuir Mindset fixo, pessoas que consideram que sua inteligência é algo que não pode ser modificado.

 Um filósofo que se destacou nessa ideologia, foi Platão, parafraseando-o, temos que os conhecimentos vem da alma, estão encarnados em nós.

  • Ambientalismo:

A fonte de expiração para essa teoria foi a Filosofia Empirista.  O conhecimento advém da experiência prática que temos cotidianamente, ou seja, que as nossas estruturas cognitivas somente aprendem por hábitos de comportamento. A teoria psicológica que explica esse processo de aprendizado é o Behaviorismo.

  • Interacionismo:

 Concentra-se na ideia que o ser humano adquire o conhecimento de acordo com o meio que está inserido.  O conhecimento alicerça-se de uma construção contínua onde o meio influência diretamente. Vigotsky afirma que o desenvolvimento cognitivo das crianças é consideravelmente favorecido pelas interações sociais.

Para mais informações, acesse :

https://brainly.com.br/tarefa/2090402

Anexos:
Perguntas similares